AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: TAINO, ANA MARIA DOS REIS, SABATINO, JURACI LIMA, BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES, MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ, VEIGA, SUSANA APARECIDA DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté.
id Krot_867940ab9bf35020c139a43a16f6527f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34608
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMAvaliaçãoEadProcesso de AprendizadoO presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté.ABED2021-10-10T14:10:05Z2021-10-10T14:10:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DETAINO, ANA MARIA DOS REISSABATINO, JURACI LIMABUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDESMONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZVEIGA, SUSANA APARECIDA DAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-10T14:10:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34608Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-10T14:10:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-10T14:10:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE
Avaliação
Ead
Processo de Aprendizado
title_short AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_full AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_fullStr AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_sort AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
author ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE
author_facet ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE
TAINO, ANA MARIA DOS REIS
SABATINO, JURACI LIMA
BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES
MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ
VEIGA, SUSANA APARECIDA DA
author_role author
author2 TAINO, ANA MARIA DOS REIS
SABATINO, JURACI LIMA
BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES
MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ
VEIGA, SUSANA APARECIDA DA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE
TAINO, ANA MARIA DOS REIS
SABATINO, JURACI LIMA
BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES
MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ
VEIGA, SUSANA APARECIDA DA
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ead
Processo de Aprendizado
topic Avaliação
Ead
Processo de Aprendizado
description O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-10-10T14:10:05Z
2021-10-10T14:10:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672924117270528