AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté. |
id |
Krot_867940ab9bf35020c139a43a16f6527f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34608 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMAvaliaçãoEadProcesso de AprendizadoO presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté.ABED2021-10-10T14:10:05Z2021-10-10T14:10:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DETAINO, ANA MARIA DOS REISSABATINO, JURACI LIMABUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDESMONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZVEIGA, SUSANA APARECIDA DAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-10T14:10:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34608Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-10T14:10:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-10T14:10:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE Avaliação Ead Processo de Aprendizado |
title_short |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
author |
ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE |
author_facet |
ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE TAINO, ANA MARIA DOS REIS SABATINO, JURACI LIMA BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ VEIGA, SUSANA APARECIDA DA |
author_role |
author |
author2 |
TAINO, ANA MARIA DOS REIS SABATINO, JURACI LIMA BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ VEIGA, SUSANA APARECIDA DA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAUJO, ALEXANDRE PORTO DE TAINO, ANA MARIA DOS REIS SABATINO, JURACI LIMA BUSSOLOTTI, JULIANA MARCONDES MONTEIRO, PATRÍCIA D. E. B. DE S. C. ORTIZ VEIGA, SUSANA APARECIDA DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ead Processo de Aprendizado |
topic |
Avaliação Ead Processo de Aprendizado |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Avaliação interdisciplinar, na Educação a Distancia da Universidade de Taubaté, UNITAU. A avaliação da aprendizagem se constitui em um processo contínuo, sistemático e diversificado de avaliação. Repensar o conceito de avaliação é rever as concepções de ensino aprendizagem e de educação apoiada em princípios e valores comprometidos em primeiro lugar com o aluno. Considerando essas concepções o Grupo discutiu técnicas para melhorar os instrumentos de avaliação da aprendizagem focando a qualidade de ensino ofertada. Por meio de pesquisa exploratória com base em revisão bibliográfica e documental estabeleceu-se uma matriz de referência teórico-metodológica para a construção de questões para os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da EAD-Unitau. A ‘Matriz de Referência para Elaboração de Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem’ constituiu-se de três níveis de complexidade para a construção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem: nível básico, nível operacional e nível global. Seis funções cognitivas adaptadas da taxionomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Elencou-se as competências e verbos para cada função cognitiva averiguada com os instrumentos e estipulou-se três tipos de questões para cada nível de complexidade das mesmas: objetiva de resposta única, de resposta múltipla e asserção versus razão. A elaboração desta matriz é a primeira proposta para sistematizar e melhorar o processo de avaliação na educação a Distância da Universidade de Taubaté. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-10-10T14:10:05Z 2021-10-10T14:10:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672924117270528 |