Obesidade infantil e o ambiente obesogênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALVÃO, Juliana Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52296
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma revisão de literatura sobre a obesidade infantil e o ambiente obesogênico, visa investigar a exposição dos indicadores do ambiente onde vivem e analisam a influência dos estilos parentais em relação a disponibilidade de alimentos do domicílio e o comportamento alimentar das crianças. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica como metodologia, viabilizando discussão sobre: a obesidade infantil como um problema de saúde pública atual e prevalente; os índices da obesidade infantil no Brasil; o ambiente obesogênico e estratégias para influenciar novos hábitos saudáveis. Assim os resultados da pesquisa evidenciam que a obesidade infantil é uma doença de caráter multifatorial, onde um de seus fatores de risco é o ambiente. O comportamento alimentar é moldado na primeira infância no lugar em que as crianças estão inseridas, onde são influenciadas por vários anos de suas vidas e acabam determinando os seus hábitos alimentares. O ambiente familiar e os pais exercem papel importante na formação desse comportamento. A obesidade tem que ser prevenida desde a infância evitando prejuízos físicos, emocionais e sociais, e a família tem grande responsabilidade no desenvolvimento de comportamentos alimentares saudáveis e, consequentemente, na adequação do peso da criança. A nutrição entra como aliada para que possamos evitar futuras doenças ocasionadas pela obesidade, demonstrando que a alimentação adequada pode ajudar no crescimento e desenvolvimento saudável da criança.
id Krot_89c0f3afc2b75853358dfbd965d12ef8
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52296
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Obesidade infantil e o ambiente obesogênicoObesidadeInfantilFamíliaAmbienteObesogênicoA presente pesquisa apresenta uma revisão de literatura sobre a obesidade infantil e o ambiente obesogênico, visa investigar a exposição dos indicadores do ambiente onde vivem e analisam a influência dos estilos parentais em relação a disponibilidade de alimentos do domicílio e o comportamento alimentar das crianças. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica como metodologia, viabilizando discussão sobre: a obesidade infantil como um problema de saúde pública atual e prevalente; os índices da obesidade infantil no Brasil; o ambiente obesogênico e estratégias para influenciar novos hábitos saudáveis. Assim os resultados da pesquisa evidenciam que a obesidade infantil é uma doença de caráter multifatorial, onde um de seus fatores de risco é o ambiente. O comportamento alimentar é moldado na primeira infância no lugar em que as crianças estão inseridas, onde são influenciadas por vários anos de suas vidas e acabam determinando os seus hábitos alimentares. O ambiente familiar e os pais exercem papel importante na formação desse comportamento. A obesidade tem que ser prevenida desde a infância evitando prejuízos físicos, emocionais e sociais, e a família tem grande responsabilidade no desenvolvimento de comportamentos alimentares saudáveis e, consequentemente, na adequação do peso da criança. A nutrição entra como aliada para que possamos evitar futuras doenças ocasionadas pela obesidade, demonstrando que a alimentação adequada pode ajudar no crescimento e desenvolvimento saudável da criança.2023-04-14T14:12:11Z2023-04-14T14:12:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52296GALVÃO, Juliana Rochaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-14T14:12:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52296Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-14T14:12:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-14T14:12:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
title Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
spellingShingle Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
GALVÃO, Juliana Rocha
Obesidade
Infantil
Família
Ambiente
Obesogênico
title_short Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
title_full Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
title_fullStr Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
title_full_unstemmed Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
title_sort Obesidade infantil e o ambiente obesogênico
author GALVÃO, Juliana Rocha
author_facet GALVÃO, Juliana Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALVÃO, Juliana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Infantil
Família
Ambiente
Obesogênico
topic Obesidade
Infantil
Família
Ambiente
Obesogênico
description A presente pesquisa apresenta uma revisão de literatura sobre a obesidade infantil e o ambiente obesogênico, visa investigar a exposição dos indicadores do ambiente onde vivem e analisam a influência dos estilos parentais em relação a disponibilidade de alimentos do domicílio e o comportamento alimentar das crianças. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica como metodologia, viabilizando discussão sobre: a obesidade infantil como um problema de saúde pública atual e prevalente; os índices da obesidade infantil no Brasil; o ambiente obesogênico e estratégias para influenciar novos hábitos saudáveis. Assim os resultados da pesquisa evidenciam que a obesidade infantil é uma doença de caráter multifatorial, onde um de seus fatores de risco é o ambiente. O comportamento alimentar é moldado na primeira infância no lugar em que as crianças estão inseridas, onde são influenciadas por vários anos de suas vidas e acabam determinando os seus hábitos alimentares. O ambiente familiar e os pais exercem papel importante na formação desse comportamento. A obesidade tem que ser prevenida desde a infância evitando prejuízos físicos, emocionais e sociais, e a família tem grande responsabilidade no desenvolvimento de comportamentos alimentares saudáveis e, consequentemente, na adequação do peso da criança. A nutrição entra como aliada para que possamos evitar futuras doenças ocasionadas pela obesidade, demonstrando que a alimentação adequada pode ajudar no crescimento e desenvolvimento saudável da criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-14T14:12:11Z
2023-04-14T14:12:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52296
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673007495839744