Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620 |
Resumo: | Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência. |
id |
Krot_956ae4bf9242bca1a3d9cb004b3439fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35620 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
IKEJIRI, Marcos2021-10-26T14:24:32Z2021-10-26T14:24:32Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência.Marketing de RelacionamentoEstratégiasTécnicas de marketingMarketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARCOS IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfMARCOS IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfapplication/pdf728209https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/1/MARCOS%20IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfdc7dc29165bd35a3b4a0b88f10f85956MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/356202022-07-08 09:44:29.173oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35620Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-08T12:44:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-08T12:44:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
title |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista IKEJIRI, Marcos Marketing de Relacionamento Estratégias Técnicas de marketing |
title_short |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
title_full |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
title_sort |
Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista |
author |
IKEJIRI, Marcos |
author_facet |
IKEJIRI, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
IKEJIRI, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de Relacionamento Estratégias Técnicas de marketing |
topic |
Marketing de Relacionamento Estratégias Técnicas de marketing |
description |
Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T14:24:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-26T14:24:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/1/MARCOS%20IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc7dc29165bd35a3b4a0b88f10f85956 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460335614099456 |