Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IKEJIRI, Marcos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620
Resumo: Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência.
id Krot_956ae4bf9242bca1a3d9cb004b3439fc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35620
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling IKEJIRI, Marcos2021-10-26T14:24:32Z2021-10-26T14:24:32Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência.Marketing de RelacionamentoEstratégiasTécnicas de marketingMarketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARCOS IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfMARCOS IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfapplication/pdf728209https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/1/MARCOS%20IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdfdc7dc29165bd35a3b4a0b88f10f85956MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/356202022-07-08 09:44:29.173oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-08T12:44:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-08T12:44:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
title Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
spellingShingle Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
IKEJIRI, Marcos
Marketing de Relacionamento
Estratégias
Técnicas de marketing
title_short Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
title_full Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
title_fullStr Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
title_sort Marketing de relacionamento: a importância do marketing de relacionamento no comércio varejista
author IKEJIRI, Marcos
author_facet IKEJIRI, Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IKEJIRI, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de Relacionamento
Estratégias
Técnicas de marketing
topic Marketing de Relacionamento
Estratégias
Técnicas de marketing
description Os comerciantes têm se mantido em luta para ganhar espaço dentro do comércio, tendo em vista que, atualmente, o consumidor possui consciência de seus direitos e também da facilidade de optar e trocar de fornecedor. Portanto, foram destacadas neste trabalho a importância das primeiras impressões deixadas ao cliente, tendo em vista que esta ação é considerada o primeiro passo para atrair consumidores ao local. Além disso, foram apresentadas formas de manter um bom relacionamento com os clientes e por fim, foram destacadas, também, formas de torná-lo fiel à sua empresa através de técnicas de marketing de relacionamento. A partir da revisão bibliográfica de livros de diversos autores da área como, por exemplo, Barnes (2002), Kotler (2000), Cobra (2009), Heide (1994), entre outros escritores que estão ligados diretamente ao tema, foi possível verificar que apesar das inúmeras técnicas existentes para atrair e tornar fiel um consumidor, ainda há pormenores que podem fazer da sua empresa um local diferenciado. Um exemplo disso é a divulgação da imagem do local por meio das mídias sociais, apesar da antiga técnica de panfletagem ainda gerar bons resultados. Ao contrário do que se pensa o relacionamento entre consumidor e cliente leva tempo para ser construído, portanto, reter compradores fiéis só é possível através de dedicação e um trabalho árduo que exige muita paciência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T14:24:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-26T14:24:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/1/MARCOS%20IKEJIRI_1476837_assignsubmission_file_MARCOS_IKEJIRI_PDF.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35620/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dc7dc29165bd35a3b4a0b88f10f85956
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460335614099456