As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45499 |
Resumo: | A educação especial vem sendo um tema abordado em muitos estudos. Com o passar do tempo as escolas tiveram que se adaptar para receber a educação especial nas salas de aula do ensino regular. Esse processo ensino propicia a socialização, fato que vem apresentando resultados satisfatórios para as dinâmicas pedagógicas. Diversos desafios são decorrentes relacionadas a educação inclusiva, começando pela formação de docentes que mesmo tendo disciplinas relativas ao tema não prepara de forma efetiva para o trabalho com a inclusão. Sendo assim, quais as vantagens do aluno com síndrome de Down estar no ensino regular? Os objetivos que envolvem este trabalho consistem em: analisar a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas de ensino regular. Investigar a aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down no que tange a escola, professores e sala de recurso compreendendo o papel da escola e dos professores, para o desenvolvimento do processo de inclusão dos alunos com deficiência, aqui especificamente, de alunos com Síndrome de Down. Conhecer o processo histórico da inclusão até a atualidade. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, ou seja, foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva, pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados de livros e sites. Após as análises percebeu-se que em todas as pesquisas houve uma grande preocupação em buscar formas de realizar o desenvolvimento integral do aluno com Síndrome de Down. |
id |
Krot_976a113c99e45ef9f3e3831015107fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45499 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
NASCIMENTO, Jayne Heyna do2022-08-11T18:29:54Z2022-08-11T18:29:54Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45499A educação especial vem sendo um tema abordado em muitos estudos. Com o passar do tempo as escolas tiveram que se adaptar para receber a educação especial nas salas de aula do ensino regular. Esse processo ensino propicia a socialização, fato que vem apresentando resultados satisfatórios para as dinâmicas pedagógicas. Diversos desafios são decorrentes relacionadas a educação inclusiva, começando pela formação de docentes que mesmo tendo disciplinas relativas ao tema não prepara de forma efetiva para o trabalho com a inclusão. Sendo assim, quais as vantagens do aluno com síndrome de Down estar no ensino regular? Os objetivos que envolvem este trabalho consistem em: analisar a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas de ensino regular. Investigar a aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down no que tange a escola, professores e sala de recurso compreendendo o papel da escola e dos professores, para o desenvolvimento do processo de inclusão dos alunos com deficiência, aqui especificamente, de alunos com Síndrome de Down. Conhecer o processo histórico da inclusão até a atualidade. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, ou seja, foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva, pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados de livros e sites. Após as análises percebeu-se que em todas as pesquisas houve uma grande preocupação em buscar formas de realizar o desenvolvimento integral do aluno com Síndrome de Down.Síndrome de downDesenvolvimentoInclusãoEnsino RegularAs contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJAYNE_HEYNA_DO_NASCIMENTO.pdfJAYNE_HEYNA_DO_NASCIMENTO.pdfapplication/pdf301557https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45499/1/JAYNE_HEYNA_DO_NASCIMENTO.pdf7ad2b587e4cc38c64de0baa1e8db9d67MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45499/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454992022-08-11 15:29:54.976oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45499Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:29:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:29:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
title |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
spellingShingle |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down NASCIMENTO, Jayne Heyna do Síndrome de down Desenvolvimento Inclusão Ensino Regular |
title_short |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
title_full |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
title_fullStr |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
title_sort |
As contribuições do ensino regular no processo de desenvolvimento cognitivo de alunos com síndrome de Down |
author |
NASCIMENTO, Jayne Heyna do |
author_facet |
NASCIMENTO, Jayne Heyna do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jayne Heyna do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de down Desenvolvimento Inclusão Ensino Regular |
topic |
Síndrome de down Desenvolvimento Inclusão Ensino Regular |
description |
A educação especial vem sendo um tema abordado em muitos estudos. Com o passar do tempo as escolas tiveram que se adaptar para receber a educação especial nas salas de aula do ensino regular. Esse processo ensino propicia a socialização, fato que vem apresentando resultados satisfatórios para as dinâmicas pedagógicas. Diversos desafios são decorrentes relacionadas a educação inclusiva, começando pela formação de docentes que mesmo tendo disciplinas relativas ao tema não prepara de forma efetiva para o trabalho com a inclusão. Sendo assim, quais as vantagens do aluno com síndrome de Down estar no ensino regular? Os objetivos que envolvem este trabalho consistem em: analisar a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas de ensino regular. Investigar a aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down no que tange a escola, professores e sala de recurso compreendendo o papel da escola e dos professores, para o desenvolvimento do processo de inclusão dos alunos com deficiência, aqui especificamente, de alunos com Síndrome de Down. Conhecer o processo histórico da inclusão até a atualidade. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, ou seja, foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva, pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados de livros e sites. Após as análises percebeu-se que em todas as pesquisas houve uma grande preocupação em buscar formas de realizar o desenvolvimento integral do aluno com Síndrome de Down. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T18:29:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T18:29:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45499 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45499/1/JAYNE_HEYNA_DO_NASCIMENTO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45499/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ad2b587e4cc38c64de0baa1e8db9d67 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460424747253760 |