Inclusão da criança com síndrome de down na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Correa, Emilly Karine [UNIFESP], Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645
Resumo: Neste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades.
id UFSP_ddbbccd59c0c42f7358b200a7a300f61
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68645
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Inclusão da criança com síndrome de down na educaçãoSíndrome de downInclusãoEducaçãoEnsino RegularNeste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades.Universidade Federal de São PauloEstevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2205537046844581http://lattes.cnpq.br/8708447052012741http://lattes.cnpq.br/5125210212504415http://lattes.cnpq.br/0222793034345710Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]Correa, Emilly Karine [UNIFESP]Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]2023-07-17T16:45:58Z2023-07-17T16:45:58Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfBARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645porRua Silva Jardim 136 Vila Mathias, Santos SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T01:23:34Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68645Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T01:23:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão da criança com síndrome de down na educação
title Inclusão da criança com síndrome de down na educação
spellingShingle Inclusão da criança com síndrome de down na educação
Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]
Síndrome de down
Inclusão
Educação
Ensino Regular
title_short Inclusão da criança com síndrome de down na educação
title_full Inclusão da criança com síndrome de down na educação
title_fullStr Inclusão da criança com síndrome de down na educação
title_full_unstemmed Inclusão da criança com síndrome de down na educação
title_sort Inclusão da criança com síndrome de down na educação
author Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]
author_facet Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]
Correa, Emilly Karine [UNIFESP]
Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]
author_role author
author2 Correa, Emilly Karine [UNIFESP]
Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/2205537046844581
http://lattes.cnpq.br/8708447052012741
http://lattes.cnpq.br/5125210212504415
http://lattes.cnpq.br/0222793034345710
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]
Correa, Emilly Karine [UNIFESP]
Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de down
Inclusão
Educação
Ensino Regular
topic Síndrome de down
Inclusão
Educação
Ensino Regular
description Neste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T16:45:58Z
2023-07-17T16:45:58Z
2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645
identifier_str_mv BARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rua Silva Jardim 136 Vila Mathias, Santos SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268436739522560