Inclusão da criança com síndrome de down na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645 |
Resumo: | Neste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades. |
id |
UFSP_ddbbccd59c0c42f7358b200a7a300f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68645 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Inclusão da criança com síndrome de down na educaçãoSíndrome de downInclusãoEducaçãoEnsino RegularNeste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades.Universidade Federal de São PauloEstevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2205537046844581http://lattes.cnpq.br/8708447052012741http://lattes.cnpq.br/5125210212504415http://lattes.cnpq.br/0222793034345710Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP]Correa, Emilly Karine [UNIFESP]Pereira, Sueli Souza [UNIFESP]2023-07-17T16:45:58Z2023-07-17T16:45:58Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfBARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645porRua Silva Jardim 136 Vila Mathias, Santos SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T01:23:34Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68645Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T01:23:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
title |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
spellingShingle |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP] Síndrome de down Inclusão Educação Ensino Regular |
title_short |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
title_full |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
title_fullStr |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
title_full_unstemmed |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
title_sort |
Inclusão da criança com síndrome de down na educação |
author |
Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP] |
author_facet |
Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP] Correa, Emilly Karine [UNIFESP] Pereira, Sueli Souza [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Emilly Karine [UNIFESP] Pereira, Sueli Souza [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/2205537046844581 http://lattes.cnpq.br/8708447052012741 http://lattes.cnpq.br/5125210212504415 http://lattes.cnpq.br/0222793034345710 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Cícera Cirlane [UNIFESP] Correa, Emilly Karine [UNIFESP] Pereira, Sueli Souza [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de down Inclusão Educação Ensino Regular |
topic |
Síndrome de down Inclusão Educação Ensino Regular |
description |
Neste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão, pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-17T16:45:58Z 2023-07-17T16:45:58Z 2023-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Rua Silva Jardim 136 Vila Mathias, Santos SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268436739522560 |