O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Gabriela Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43958
Resumo: O desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação.
id RCAP_d5a60ff8731626e6bbc326909bac44da
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolarEducação Pré-EscolarCriançasDesenvolvimento SocioemocionalAutorregulação EmocionalO desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Repositório ComumPinheiro, Gabriela Pires2023-02-28T11:29:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43958TID:203197780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-16T02:15:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.168908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
title O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
spellingShingle O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
Pinheiro, Gabriela Pires
Educação Pré-Escolar
Crianças
Desenvolvimento Socioemocional
Autorregulação Emocional
title_short O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
title_full O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
title_fullStr O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
title_sort O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
author Pinheiro, Gabriela Pires
author_facet Pinheiro, Gabriela Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Gabriela Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Crianças
Desenvolvimento Socioemocional
Autorregulação Emocional
topic Educação Pré-Escolar
Crianças
Desenvolvimento Socioemocional
Autorregulação Emocional
description O desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-28T11:29:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43958
TID:203197780
url http://hdl.handle.net/10400.26/43958
identifier_str_mv TID:203197780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130944980910080