Medida socioeducativa de liberdade assistida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50676 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico objetivou analisar a medida socioeducativa de liberdade assistida abordando aspectos fundamentais para a contextualização e compreensão, como os direitos da criança e adolescente. A metodologia utilizada quanto a nível de pesquisa é de revisão bibliográfica, onde a coleta de dados em busca de responder a situação problema utilizou fontes já publicadas sobre o tema, como doutrinas e artigos científicos, baseados na legislação. Em nosso ordenamento jurídico os direitos da Criança e Adolescente foram alcançados depois de um longo período, através da doutrina da Proteção Integral, primeiro pelo artigo 227 da Constituição Federal, e sua consolidação através do Estatuto da Criança e Adolescente, deixando para traz a doutrina então vigente da situação irregular que não alcançava a todos, mas apenas aqueles que se encontravam em “situação irregular”. Foi uma grande vitória pois agora é dado prioridade para essa classe tão frágil infanto-juvenil, sendo de suma importância já que se encontram em fase de desenvolvimento, tornando-os sujeitos de direito. O ECA tendo como base a doutrina da proteção integral traz medidas socioeducativas de caráter pedagógico visando a ressocialização daquele que comete o ato infracional, tendo como destaque nesse trabalho a medida socioeducativa de liberdade assistida. devido a todo acompanhamento ao adolescente em sua rotina para uma verdadeira ressocialização assim que ingressar no mundo adulto. |
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Em nosso ordenamento jurídico os direitos da Criança e Adolescente foram alcançados depois de um longo período, através da doutrina da Proteção Integral, primeiro pelo artigo 227 da Constituição Federal, e sua consolidação através do Estatuto da Criança e Adolescente, deixando para traz a doutrina então vigente da situação irregular que não alcançava a todos, mas apenas aqueles que se encontravam em “situação irregular”. Foi uma grande vitória pois agora é dado prioridade para essa classe tão frágil infanto-juvenil, sendo de suma importância já que se encontram em fase de desenvolvimento, tornando-os sujeitos de direito. 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