Medida socioeducativa de liberdade assistida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50676
Resumo: O presente trabalho monográfico objetivou analisar a medida socioeducativa de liberdade assistida abordando aspectos fundamentais para a contextualização e compreensão, como os direitos da criança e adolescente. A metodologia utilizada quanto a nível de pesquisa é de revisão bibliográfica, onde a coleta de dados em busca de responder a situação problema utilizou fontes já publicadas sobre o tema, como doutrinas e artigos científicos, baseados na legislação. Em nosso ordenamento jurídico os direitos da Criança e Adolescente foram alcançados depois de um longo período, através da doutrina da Proteção Integral, primeiro pelo artigo 227 da Constituição Federal, e sua consolidação através do Estatuto da Criança e Adolescente, deixando para traz a doutrina então vigente da situação irregular que não alcançava a todos, mas apenas aqueles que se encontravam em “situação irregular”. Foi uma grande vitória pois agora é dado prioridade para essa classe tão frágil infanto-juvenil, sendo de suma importância já que se encontram em fase de desenvolvimento, tornando-os sujeitos de direito. O ECA tendo como base a doutrina da proteção integral traz medidas socioeducativas de caráter pedagógico visando a ressocialização daquele que comete o ato infracional, tendo como destaque nesse trabalho a medida socioeducativa de liberdade assistida. devido a todo acompanhamento ao adolescente em sua rotina para uma verdadeira ressocialização assim que ingressar no mundo adulto.
id Krot_aec3d19bf610e559d9dc54a35ec982a5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50676
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Medida socioeducativa de liberdade assistidaProteção integralAto infracionalMedidas socioeducativasLiberdade assistidaO presente trabalho monográfico objetivou analisar a medida socioeducativa de liberdade assistida abordando aspectos fundamentais para a contextualização e compreensão, como os direitos da criança e adolescente. A metodologia utilizada quanto a nível de pesquisa é de revisão bibliográfica, onde a coleta de dados em busca de responder a situação problema utilizou fontes já publicadas sobre o tema, como doutrinas e artigos científicos, baseados na legislação. Em nosso ordenamento jurídico os direitos da Criança e Adolescente foram alcançados depois de um longo período, através da doutrina da Proteção Integral, primeiro pelo artigo 227 da Constituição Federal, e sua consolidação através do Estatuto da Criança e Adolescente, deixando para traz a doutrina então vigente da situação irregular que não alcançava a todos, mas apenas aqueles que se encontravam em “situação irregular”. Foi uma grande vitória pois agora é dado prioridade para essa classe tão frágil infanto-juvenil, sendo de suma importância já que se encontram em fase de desenvolvimento, tornando-os sujeitos de direito. O ECA tendo como base a doutrina da proteção integral traz medidas socioeducativas de caráter pedagógico visando a ressocialização daquele que comete o ato infracional, tendo como destaque nesse trabalho a medida socioeducativa de liberdade assistida. devido a todo acompanhamento ao adolescente em sua rotina para uma verdadeira ressocialização assim que ingressar no mundo adulto.2023-03-31T14:46:11Z2023-03-31T14:46:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50676SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T14:46:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50676Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-31T14:46:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-31T14:46:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Medida socioeducativa de liberdade assistida
title Medida socioeducativa de liberdade assistida
spellingShingle Medida socioeducativa de liberdade assistida
SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira de
Proteção integral
Ato infracional
Medidas socioeducativas
Liberdade assistida
title_short Medida socioeducativa de liberdade assistida
title_full Medida socioeducativa de liberdade assistida
title_fullStr Medida socioeducativa de liberdade assistida
title_full_unstemmed Medida socioeducativa de liberdade assistida
title_sort Medida socioeducativa de liberdade assistida
author SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira de
author_facet SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Bryan Dillan Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Proteção integral
Ato infracional
Medidas socioeducativas
Liberdade assistida
topic Proteção integral
Ato infracional
Medidas socioeducativas
Liberdade assistida
description O presente trabalho monográfico objetivou analisar a medida socioeducativa de liberdade assistida abordando aspectos fundamentais para a contextualização e compreensão, como os direitos da criança e adolescente. A metodologia utilizada quanto a nível de pesquisa é de revisão bibliográfica, onde a coleta de dados em busca de responder a situação problema utilizou fontes já publicadas sobre o tema, como doutrinas e artigos científicos, baseados na legislação. Em nosso ordenamento jurídico os direitos da Criança e Adolescente foram alcançados depois de um longo período, através da doutrina da Proteção Integral, primeiro pelo artigo 227 da Constituição Federal, e sua consolidação através do Estatuto da Criança e Adolescente, deixando para traz a doutrina então vigente da situação irregular que não alcançava a todos, mas apenas aqueles que se encontravam em “situação irregular”. Foi uma grande vitória pois agora é dado prioridade para essa classe tão frágil infanto-juvenil, sendo de suma importância já que se encontram em fase de desenvolvimento, tornando-os sujeitos de direito. O ECA tendo como base a doutrina da proteção integral traz medidas socioeducativas de caráter pedagógico visando a ressocialização daquele que comete o ato infracional, tendo como destaque nesse trabalho a medida socioeducativa de liberdade assistida. devido a todo acompanhamento ao adolescente em sua rotina para uma verdadeira ressocialização assim que ingressar no mundo adulto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-31T14:46:11Z
2023-03-31T14:46:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50676
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673002465820672