O Adolescente em conflito com a Lei: medida socioeducativa de liberdade assistida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38115 |
Resumo: | Esta monografia tem como estudo a medida sócioeducativa de Liberdade Assistida. O tema escolhido se deve ao fato de ter trabalhado durante 8 anos nesta medida e de querer esclarecer aos interessados em que consiste a Liberdade Assistida e quais as condições para cumpri-la. A monografia também tem o objetivo de desmistificar uma questão equivocada: acreditar que o Estatuto da Criança e do Adolescente só existe para proteger “marginais” e que os adolescentes não são responsabilizados por seus atos. A medida sócioeducativa de Liberdade Assistida, sendo bem aplicada e com as políticas públicas voltadas com prioridade para as crianças e os adolescentes, apresenta uma grande eficácia e constitui a medida mais apropriada para quem comete atos leves e moderados, pois não afasta o jovem da família e sociedade, trabalhando com ele o objetivo da medida e como cumpri-la satisfatoriamente. É importante lembrar que ninguém nasce infrator e a sociedade é responsável pelo que produz. Palavras-chave: |
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O Adolescente em conflito com a Lei: medida socioeducativa de liberdade assistidaLiberdade assistidaAto InfracionalMedidas sócio-educativasEsta monografia tem como estudo a medida sócioeducativa de Liberdade Assistida. O tema escolhido se deve ao fato de ter trabalhado durante 8 anos nesta medida e de querer esclarecer aos interessados em que consiste a Liberdade Assistida e quais as condições para cumpri-la. A monografia também tem o objetivo de desmistificar uma questão equivocada: acreditar que o Estatuto da Criança e do Adolescente só existe para proteger “marginais” e que os adolescentes não são responsabilizados por seus atos. A medida sócioeducativa de Liberdade Assistida, sendo bem aplicada e com as políticas públicas voltadas com prioridade para as crianças e os adolescentes, apresenta uma grande eficácia e constitui a medida mais apropriada para quem comete atos leves e moderados, pois não afasta o jovem da família e sociedade, trabalhando com ele o objetivo da medida e como cumpri-la satisfatoriamente. É importante lembrar que ninguém nasce infrator e a sociedade é responsável pelo que produz. Palavras-chave:Vasconcelos, Cristiane Maria GondimRamos, Cristiana de Moura2018-12-17T17:04:15Z2018-12-17T17:04:15Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Cristiana de Moura. O Adolescente em conflito com a Lei: medida socioeducativa de liberdade assistida. 2008. 44f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38115porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T17:04:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38115Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:14.025953Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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