O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pradela, Maria Julia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252072
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral fazer o mapeamento de teses e dissertações que abordem o tema do Ensino de Ciências e Química para pessoas com deficiência auditiva e surdez. Com a busca destes trabalhos também foi possível identificar e analisar as práticas pedagógicas, bem como os recursos didáticos utilizados. Essa busca foi feita no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando termos-chave como “ensino de Ciências”, “ensino de Química”, “deficiência auditiva”e “surdez”, combinadas com operadores booleanos AND, OR e NOT. Foram selecionados cinco trabalhos que se enquadram ao tema e então foram realizadas suas descrições, focando em suas introduções, metodologias utilizadas e resultados obtidos. Para auxílio na pesquisa, um capítulo foi dedicado à legislação vigente para pessoas com deficiência. Foram encontradas inúmeras leis que falam sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no ambiente escolar. Após a descrição dos trabalhos selecionados, uma análise foi realizada na interlocução com a legislação vigente e com os estudos relativos a esta temática. Com isso, chegamos a algumas constatações: apenas inserir o aluno com deficiência na rede regular de ensino não garante sua inclusão. É necessário que haja uma reestruturação no ambiente escolar, no que é sua estrutura física e, mudanças nas percepções e ações da comunidade escolar na relação com esse aluno. Todos precisam estar envolvidos na comunicação para com as pessoas com deficiência auditiva e surdez, e com a valorização de sua cultura. Foi identificado também que a legislação precisa ser atualizada, a partir do entendimento de como funciona o ensino para pessoas com deficiência, de forma a viabilizar que todos tenham uma educação inclusiva de qualidade, com reconhecimento, respeito e valorização.
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