A Universidade Aberta do Brasil : estrutura da gestão de uma política de educação a distância no ensino superior
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16135 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016. |
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Mesquita, Izabela Cristina Azevedo deFreitas, Christiana Soares deMESQUITA, Izabela Cristina Azevedo de. A Universidade Aberta do Brasil: estrutura da gestão de uma política de educação a distância no ensino superior. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16135Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.Com o advento da internet houve a modernização das instituições de ensino e do ensino a distância. Para democratizar e interiorizar o ensino superior no país foi criado o Sistema UAB. O Sistema Universidade Aberta do Brasil trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. Esta pesquisa trabalha os conceitos de educação a distância e federalismo educacional buscando responder: Como os Instrumentos de Gestão contribuem para a interlocução efetiva entre as esferas atuantes na gestão do programa UAB do ponto de vista dos gestores do âmbito federal? Para responder essa problematização e atingir o objetivo geral da pesquisa foi utilizado o estudo de caso tendo em vista a caracterização da gestão do programa UAB, dentro da visão dos gestores dos entes federados (CAPES e IPES) e também quanto aos instrumentos de gestão e como estes permeiam o modelo de gestão do programa UAB. Para a realização desta pesquisa foi utilizada a entrevista como técnica de coleta de dados, tendo assim entrevistado os gestores da CAPES e da UAB que são responsáveis pela UAB, se utilizando da análise do conteúdo de Bardin (1977) para chegar à discussão e resultados. Os principais resultados indicam que a gestão possui resultado promissores, porém ainda há barreiras e limitações a se vencer no caminho de uma política pública para a democratização do ensino superior. Uma dessas barreiras é a efetividade da interlocução entre os entes responsáveis pela gestão, mesmo quando se apoiam em instrumentos de gestão.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2017-02-24T16:39:58Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_IzabelaCristinaMesquita_tcc.pdf: 660960 bytes, checksum: 3efda57b8eeeb9e27e03c1fa511a208d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-03-02T13:46:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_IzabelaCristinaMesquita_tcc.pdf: 660960 bytes, checksum: 3efda57b8eeeb9e27e03c1fa511a208d (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-02T13:46:59Z (GMT). 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