Patologização como forma de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Deyse Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61456
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a investigação da razão da patologização de comportamentos de crianças na idade escolar. De forma específica o trabalho pesquisou sobre a patologização como forma de inclusão, assim como compreendeu a patologização de crianças pelo comportamento, nas escolas. Assim, foi realizado através de uma busca em plataformas de bases de dados (Scielo, Lilacs e Google Acadêmicos), buscando por materiais científicos, sobre a patologização de crianças na fase escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva, através de artigos e demais materiais científicos da área de neurociência e psicologia no período de 2010 a 2022, utilizando os descritores: patologização, educação, medicalização, aprendizagem. O estudo ressalta a necessidade de reformular o conceito referente a patologização das crianças tendo em vista seu comportamento, que pode, muitas vezes, ser influenciado por seu círculo social. Além disso, também é necessário adequar a ideia de uma educação com políticas públicas educacionais de caráter inclusivo – as diferenças precisam ser reconhecidas e valorizadas, sem preconceito
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