Patologização como forma de inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61456 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo a investigação da razão da patologização de comportamentos de crianças na idade escolar. De forma específica o trabalho pesquisou sobre a patologização como forma de inclusão, assim como compreendeu a patologização de crianças pelo comportamento, nas escolas. Assim, foi realizado através de uma busca em plataformas de bases de dados (Scielo, Lilacs e Google Acadêmicos), buscando por materiais científicos, sobre a patologização de crianças na fase escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva, através de artigos e demais materiais científicos da área de neurociência e psicologia no período de 2010 a 2022, utilizando os descritores: patologização, educação, medicalização, aprendizagem. O estudo ressalta a necessidade de reformular o conceito referente a patologização das crianças tendo em vista seu comportamento, que pode, muitas vezes, ser influenciado por seu círculo social. Além disso, também é necessário adequar a ideia de uma educação com políticas públicas educacionais de caráter inclusivo – as diferenças precisam ser reconhecidas e valorizadas, sem preconceito |
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