Memes na estratégia de marketing digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58475 |
Resumo: | A evolução da tecnologia e a chegada da internet interligou os laboratórios de pesquisa e se espalhou, assim como os memes, em constante atualização e que apresentam caráter imitado ao transmitir a informação rapidamente, em mensagens, redes sociais, e-mails, entre outros. Qual a importância do meme como nova forma de comunicação no marketing das empresas, foi a pergunta que a pesquisa buscou entender, onde os objetivos foram compreender a evolução do meme e como pode ajudar nas novas formas de comunicação na sociedade atual; Observar sobre a importância do marketing digital; investigar quais mídias sociais e propagandas usam o meme e qual é a sua influência. A pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, em artigos, textos, postagens, revistas, livros, sites, blogs, entre outros, apontou que a cultura do digital e de redes telemáticas, criam formas multimodais, planetárias de se produzir e compartilhar informação. Os memes surgem nesse contexto, como forma de interação, e afetam as relações com o ato de consumir e de se produzir os conteúdos e influenciam comportamentos e relações dos diferentes atores sociais, que vão replicar as ideias e condutas. A escolha da mensagem, o humor, apelo ao medo, apelo sexual entre outros, são elementos do meme, com boas chances de aprovação, mas que precisam de cautela do anunciante, pois os fatores culturais podem despertar rejeição. A importância do meme no marketing digital, é comprovada por pesquisadores, usado na propagação de conteúdo, em diferentes plataformas e mercados midiáticos múltiplos. As marcas, através de diálogos criativos e originais nas redes sociais, traduzem suas essências, de maneira inovadora e com toque de humor. As estratégias dos memes têm gerado resultados no engajamento digital, com a aproximação da marca com seu público. |
id |
Krot_b11998489585a9f52c37727ebc02134c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58475 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MUNIZ, Vinício Dumer2023-07-05T12:18:24Z2023-07-05T12:18:24Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58475A evolução da tecnologia e a chegada da internet interligou os laboratórios de pesquisa e se espalhou, assim como os memes, em constante atualização e que apresentam caráter imitado ao transmitir a informação rapidamente, em mensagens, redes sociais, e-mails, entre outros. Qual a importância do meme como nova forma de comunicação no marketing das empresas, foi a pergunta que a pesquisa buscou entender, onde os objetivos foram compreender a evolução do meme e como pode ajudar nas novas formas de comunicação na sociedade atual; Observar sobre a importância do marketing digital; investigar quais mídias sociais e propagandas usam o meme e qual é a sua influência. A pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, em artigos, textos, postagens, revistas, livros, sites, blogs, entre outros, apontou que a cultura do digital e de redes telemáticas, criam formas multimodais, planetárias de se produzir e compartilhar informação. Os memes surgem nesse contexto, como forma de interação, e afetam as relações com o ato de consumir e de se produzir os conteúdos e influenciam comportamentos e relações dos diferentes atores sociais, que vão replicar as ideias e condutas. A escolha da mensagem, o humor, apelo ao medo, apelo sexual entre outros, são elementos do meme, com boas chances de aprovação, mas que precisam de cautela do anunciante, pois os fatores culturais podem despertar rejeição. A importância do meme no marketing digital, é comprovada por pesquisadores, usado na propagação de conteúdo, em diferentes plataformas e mercados midiáticos múltiplos. As marcas, através de diálogos criativos e originais nas redes sociais, traduzem suas essências, de maneira inovadora e com toque de humor. As estratégias dos memes têm gerado resultados no engajamento digital, com a aproximação da marca com seu público.ComunicaçãoInfluênciaMarketingPublicidadeMemes na estratégia de marketing digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPublicidade e Propagandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVINICIO_MUNIZ.pdfVINICIO_MUNIZ.pdfapplication/pdf203629https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58475/1/VINICIO_MUNIZ.pdf9f5baf198efb9c40f8490f66faa58f32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58475/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/584752023-07-13 16:39:31.022oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-13T19:39:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-13T19:39:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memes na estratégia de marketing digital |
title |
Memes na estratégia de marketing digital |
spellingShingle |
Memes na estratégia de marketing digital MUNIZ, Vinício Dumer Comunicação Influência Marketing Publicidade |
title_short |
Memes na estratégia de marketing digital |
title_full |
Memes na estratégia de marketing digital |
title_fullStr |
Memes na estratégia de marketing digital |
title_full_unstemmed |
Memes na estratégia de marketing digital |
title_sort |
Memes na estratégia de marketing digital |
author |
MUNIZ, Vinício Dumer |
author_facet |
MUNIZ, Vinício Dumer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MUNIZ, Vinício Dumer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Influência Marketing Publicidade |
topic |
Comunicação Influência Marketing Publicidade |
description |
A evolução da tecnologia e a chegada da internet interligou os laboratórios de pesquisa e se espalhou, assim como os memes, em constante atualização e que apresentam caráter imitado ao transmitir a informação rapidamente, em mensagens, redes sociais, e-mails, entre outros. Qual a importância do meme como nova forma de comunicação no marketing das empresas, foi a pergunta que a pesquisa buscou entender, onde os objetivos foram compreender a evolução do meme e como pode ajudar nas novas formas de comunicação na sociedade atual; Observar sobre a importância do marketing digital; investigar quais mídias sociais e propagandas usam o meme e qual é a sua influência. A pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, em artigos, textos, postagens, revistas, livros, sites, blogs, entre outros, apontou que a cultura do digital e de redes telemáticas, criam formas multimodais, planetárias de se produzir e compartilhar informação. Os memes surgem nesse contexto, como forma de interação, e afetam as relações com o ato de consumir e de se produzir os conteúdos e influenciam comportamentos e relações dos diferentes atores sociais, que vão replicar as ideias e condutas. A escolha da mensagem, o humor, apelo ao medo, apelo sexual entre outros, são elementos do meme, com boas chances de aprovação, mas que precisam de cautela do anunciante, pois os fatores culturais podem despertar rejeição. A importância do meme no marketing digital, é comprovada por pesquisadores, usado na propagação de conteúdo, em diferentes plataformas e mercados midiáticos múltiplos. As marcas, através de diálogos criativos e originais nas redes sociais, traduzem suas essências, de maneira inovadora e com toque de humor. As estratégias dos memes têm gerado resultados no engajamento digital, com a aproximação da marca com seu público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T12:18:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T12:18:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58475 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58475/1/VINICIO_MUNIZ.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58475/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f5baf198efb9c40f8490f66faa58f32 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460426477404160 |