Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERES, Jucélia de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53962
Resumo: O presente estudo discorre sobre como as mulheres ainda sofrem pela violência doméstica gerada pelos seus companheiros, no qual a psíquica vivenciada por elas é um problema que fere e deixa marcas nela e na sociedade, herança de um cultivo patriarcal em que está enraizada na nossa vida e nem sempre é percebida, tornando aceitável essa opressão à vítima, no qual, na maioria das vezes a sociedade não enxerga como um problema público, dificultando o diagnóstico e entendimento do problema. Cultura essa, em que a figura da mulher é demarcada como um ser frágil, incapaz de gerir a sua própria vida, sendo submetida a situações de chacotas, palavras que ferem a sua autoestima. Em geral, acham que é normal esse tipo de vida e acabam aceitando por não sabe expor e lidar com o problema, vai sofrendo e quando percebe já causou danos invisíveis. O nosso ordenamento teve um grande marco com a Lei 11.340/06, sendo respeitada mundialmente, com o principal objetivo de proteger a vítima de violência doméstica, e depois de anos de luta foi introduzindo ao Código Penal a “Violência Psicológica”. Torna-se necessário, acabar com esse silêncio e cultura de que o homem tem domínio e poder sobre a mulher, empoderando-a e dando voz aos seus sentimentos, quebrando esse ciclo vicioso da nossa sociedade.
id Krot_9cbb86809e8fd9efdea5de1af21bbbbb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53962
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penhaViolência psicológicaLei maria da penhaViolência domésticaO presente estudo discorre sobre como as mulheres ainda sofrem pela violência doméstica gerada pelos seus companheiros, no qual a psíquica vivenciada por elas é um problema que fere e deixa marcas nela e na sociedade, herança de um cultivo patriarcal em que está enraizada na nossa vida e nem sempre é percebida, tornando aceitável essa opressão à vítima, no qual, na maioria das vezes a sociedade não enxerga como um problema público, dificultando o diagnóstico e entendimento do problema. Cultura essa, em que a figura da mulher é demarcada como um ser frágil, incapaz de gerir a sua própria vida, sendo submetida a situações de chacotas, palavras que ferem a sua autoestima. Em geral, acham que é normal esse tipo de vida e acabam aceitando por não sabe expor e lidar com o problema, vai sofrendo e quando percebe já causou danos invisíveis. O nosso ordenamento teve um grande marco com a Lei 11.340/06, sendo respeitada mundialmente, com o principal objetivo de proteger a vítima de violência doméstica, e depois de anos de luta foi introduzindo ao Código Penal a “Violência Psicológica”. Torna-se necessário, acabar com esse silêncio e cultura de que o homem tem domínio e poder sobre a mulher, empoderando-a e dando voz aos seus sentimentos, quebrando esse ciclo vicioso da nossa sociedade.2023-05-16T15:40:06Z2023-05-16T15:40:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53962PERES, Jucélia de Oliveira Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-16T15:40:06Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53962Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-16T15:40:06falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-16T15:40:06Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
title Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
spellingShingle Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
PERES, Jucélia de Oliveira Santos
Violência psicológica
Lei maria da penha
Violência doméstica
title_short Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
title_full Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
title_fullStr Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
title_full_unstemmed Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
title_sort Violência psicológica contra a mulher à luz da lei maria da penha
author PERES, Jucélia de Oliveira Santos
author_facet PERES, Jucélia de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERES, Jucélia de Oliveira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Violência psicológica
Lei maria da penha
Violência doméstica
topic Violência psicológica
Lei maria da penha
Violência doméstica
description O presente estudo discorre sobre como as mulheres ainda sofrem pela violência doméstica gerada pelos seus companheiros, no qual a psíquica vivenciada por elas é um problema que fere e deixa marcas nela e na sociedade, herança de um cultivo patriarcal em que está enraizada na nossa vida e nem sempre é percebida, tornando aceitável essa opressão à vítima, no qual, na maioria das vezes a sociedade não enxerga como um problema público, dificultando o diagnóstico e entendimento do problema. Cultura essa, em que a figura da mulher é demarcada como um ser frágil, incapaz de gerir a sua própria vida, sendo submetida a situações de chacotas, palavras que ferem a sua autoestima. Em geral, acham que é normal esse tipo de vida e acabam aceitando por não sabe expor e lidar com o problema, vai sofrendo e quando percebe já causou danos invisíveis. O nosso ordenamento teve um grande marco com a Lei 11.340/06, sendo respeitada mundialmente, com o principal objetivo de proteger a vítima de violência doméstica, e depois de anos de luta foi introduzindo ao Código Penal a “Violência Psicológica”. Torna-se necessário, acabar com esse silêncio e cultura de que o homem tem domínio e poder sobre a mulher, empoderando-a e dando voz aos seus sentimentos, quebrando esse ciclo vicioso da nossa sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-16T15:40:06Z
2023-05-16T15:40:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53962
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672905484075008