A SALA DE AULA INVERTIDA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTIAGO, ANA CONCEIÇÃO ALVES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SALES, MARY VALDA SOUZA, MOURA, LORENA PAIM, NETA, LÍGIA PAOLILO CARDOSO, CRUZ, DIÊGO ARIC CERQUEIRA SOUZA E
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34692
Resumo: O CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO TEM BUSCADO NOVOS CAMINHOS QUE DEEM SENTIDOS E SIGNIFICADOS AO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER, ATENDENDO ASSIM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM TRANSFORMADO RELAÇÕES, FORMAS DE CONSTRUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS, BEM COMO A CAPACIDADE DE CRIAR E INOVAR TEM SE TORNADO CONCEITOS-CHAVE NESSA CONJUNTURA. NESSE CONTEXTO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM, QUE TÊM COMO FOCO PRINCIPAL COLOCAR ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, BUSCAM CONSTRUIR MODELOS PEDAGÓGICOS QUE PRIMAM PELA FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS E CRIATIVOS, A PARTIR DE UM PROCESSO COLABORATIVO E COOPERATIVO. SENDO ASSIM, QUESTIONA-SE: DE QUE FORMA O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA, ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA, PODE POTENCIALIZAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA? ESTAS METODOLOGIAS BUSCAM CRIAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM QUE OS ALUNOS COLOCAM O CONHECIMENTO EM AÇÃO, PENSEM E CONCEITUEM O QUE FAZEM, CONSTRUAM CONHECIMENTOS A PARTIR DO ENVOLVIMENTO ATIVO COM A ATIVIDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ESTUDO É ANALISAR AS POTENCIALIDADES DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA EM NOVAS FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB. POR CONTA DA ESPECIFICIDADE DO ESTUDO, SERÁ REALIZADO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COMO POSSIBILIDADE DE FAMILIARIZAR-SE COM O PROBLEMA A SER PESQUISADO, UTILIZANDO ASSIM, DO ESTUDO DE CASO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL DIALOGAR COM OS SEGUINTES AUTORES SALES (2013); BERGMANN E SAMS (2018); VALENTE, ALMEIDA E GERALDINI (2017); HORN E STAKER (2015); CHAQUIME E MILL (2018). O QUE SE PROPÕE É A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A PARTIR DA INOVAÇÃO HÍBRIDA, QUE SE CONTRAPONHAM À UMA METODOLOGIA EXPOSITIVA E DEFENDAM ESTRATÉGIAS QUE LEVEM OS ESTUDANTES A PARTICIPAREM ATIVAMENTE E SE RESPONSABILIZEM POR SUA APRENDIZAGEM, DA QUAL É SUJEITO.
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