Influência da mídia na alimentação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Crislayne Marvila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41086
Resumo: No decorrer dos anos, a publicidade está mais presente na vida das pessoas, o que a torna uma grande influência para a maior parte da população mundial. A mídia utiliza meios para obter a atenção das pessoas, como as propagandas nos rádios e na televisão, tendo como publico alvo as crianças. O objetivo deste trabalho é verificar a influencia que a mídia exerce sobre os hábitos alimentares das crianças. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando como base de dados artigos científicos de fontes confiáveis como o Scielo, Pubmed, google acadêmico, livros e revistas que dissertam sobre a publicidade de alimentos e crianças. O estudo revela que o principal fator causador das alterações ocorridas na alimentação infantil, que vem gerando um feito negativo na saúde dos mesmos, tem sido a marketing da indústria de alimentos. Conclui-se então que a mídia exerce sua influência através de comerciais de alimentos com baixo valor nutricional e com aditivos químicos, associando estes produtos a personagens de desenhos infantis e com entregas de brindes e brinquedos, objetivando que as crianças adquiram esses produtos. Portanto deve ser tomadas estratégias para auxiliar na redução destes hábitos tão prejudiciais à saúde garantindo, assim o direito humano à alimentação apropriada.
id Krot_b80e0aff0339602a8482321d56364cbd
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41086
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SOUZA, Crislayne Marvila2022-05-19T17:45:29Z2022-05-19T17:45:29Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41086No decorrer dos anos, a publicidade está mais presente na vida das pessoas, o que a torna uma grande influência para a maior parte da população mundial. A mídia utiliza meios para obter a atenção das pessoas, como as propagandas nos rádios e na televisão, tendo como publico alvo as crianças. O objetivo deste trabalho é verificar a influencia que a mídia exerce sobre os hábitos alimentares das crianças. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando como base de dados artigos científicos de fontes confiáveis como o Scielo, Pubmed, google acadêmico, livros e revistas que dissertam sobre a publicidade de alimentos e crianças. O estudo revela que o principal fator causador das alterações ocorridas na alimentação infantil, que vem gerando um feito negativo na saúde dos mesmos, tem sido a marketing da indústria de alimentos. Conclui-se então que a mídia exerce sua influência através de comerciais de alimentos com baixo valor nutricional e com aditivos químicos, associando estes produtos a personagens de desenhos infantis e com entregas de brindes e brinquedos, objetivando que as crianças adquiram esses produtos. Portanto deve ser tomadas estratégias para auxiliar na redução destes hábitos tão prejudiciais à saúde garantindo, assim o direito humano à alimentação apropriada.MarketingCriançasAlimentação infantilTelevisãoPublicidade de alimentosInfluência da mídia na alimentação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCRISLAYNE+MARVILA+SOUZA.pdfCRISLAYNE+MARVILA+SOUZA.pdfapplication/pdf259070https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41086/1/CRISLAYNE%2bMARVILA%2bSOUZA.pdf10f3bd47587ea534f12e2aa141f04f4cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41086/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/410862022-05-19 14:45:29.553oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-19T17:45:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-19T17:45:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da mídia na alimentação infantil
title Influência da mídia na alimentação infantil
spellingShingle Influência da mídia na alimentação infantil
SOUZA, Crislayne Marvila
Marketing
Crianças
Alimentação infantil
Televisão
Publicidade de alimentos
title_short Influência da mídia na alimentação infantil
title_full Influência da mídia na alimentação infantil
title_fullStr Influência da mídia na alimentação infantil
title_full_unstemmed Influência da mídia na alimentação infantil
title_sort Influência da mídia na alimentação infantil
author SOUZA, Crislayne Marvila
author_facet SOUZA, Crislayne Marvila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Crislayne Marvila
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Crianças
Alimentação infantil
Televisão
Publicidade de alimentos
topic Marketing
Crianças
Alimentação infantil
Televisão
Publicidade de alimentos
description No decorrer dos anos, a publicidade está mais presente na vida das pessoas, o que a torna uma grande influência para a maior parte da população mundial. A mídia utiliza meios para obter a atenção das pessoas, como as propagandas nos rádios e na televisão, tendo como publico alvo as crianças. O objetivo deste trabalho é verificar a influencia que a mídia exerce sobre os hábitos alimentares das crianças. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando como base de dados artigos científicos de fontes confiáveis como o Scielo, Pubmed, google acadêmico, livros e revistas que dissertam sobre a publicidade de alimentos e crianças. O estudo revela que o principal fator causador das alterações ocorridas na alimentação infantil, que vem gerando um feito negativo na saúde dos mesmos, tem sido a marketing da indústria de alimentos. Conclui-se então que a mídia exerce sua influência através de comerciais de alimentos com baixo valor nutricional e com aditivos químicos, associando estes produtos a personagens de desenhos infantis e com entregas de brindes e brinquedos, objetivando que as crianças adquiram esses produtos. Portanto deve ser tomadas estratégias para auxiliar na redução destes hábitos tão prejudiciais à saúde garantindo, assim o direito humano à alimentação apropriada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T17:45:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T17:45:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41086
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41086/1/CRISLAYNE%2bMARVILA%2bSOUZA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41086/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10f3bd47587ea534f12e2aa141f04f4c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460391222181888