DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35886 |
Resumo: | A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE QUANDO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA, É UM CAMPO COM VÁRIOS DESAFIOS PARA OS GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS. POR EXEMPLO, HÁ A DIFICULDADE NO DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA QUE SE TENHA UM CURSO COM BOM ENGAJAMENTO E EXPERIÊNCIA, HÁ A DIFICULDADE NA COLETA DE FEEDBACK E HÁ A DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO QUE ESTEJA DE ACORDO COM O PERFIL E NECESSIDADES DOS DISCENTES. NESTE CONTEXTO, O DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX) É CAPAZ DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS E PROPOR SOLUÇÕES. DENTRE AS VÁRIAS ABORDAGENS DO DESIGN, O DESIGN UX FOCA EM COMPREENDER E PROJETAR A EXPERIÊNCIA QUE USUÁRIOS TÊM NA INTERAÇÃO COM PRODUTOS E SERVIÇOS. APLICANDO O PROCESSO DE DESIGN (ENTENDER, DEFINIR, CRIAR, LANÇAR E ITERAR), OS SEUS PRINCÍPIOS (EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO) E FERRAMENTAS FOI DESENVOLVIDO O “PROJETO VALOR”, QUE AQUI É ANALISADO COMO UM CASO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA. O “PROJETO VALOR” TEVE COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DOS ALUNOS, EVIDENCIAR O VALOR QUE É ENTREGUE A ELES, CONTRIBUIR PARA A PERSONALIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E SERVIR DE SUBSÍDIO PARA A GESTÃO E DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA O SERVIÇO OFERTADO. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DESKTOP, REALIZADOS GRUPOS FOCAIS E UMA OFICINA DE COCRIAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS FERRAMENTAS PERSONAS E MAPA DA PROPOSTA DE VALOR. A EXPERIÊNCIA FOI INOVADORA PARA INSTITUIÇÃO, POIS AJUDOU A HUMANIZAR A RELAÇÃO COM OS ALUNOS, DETECTAR PONTOS DE MELHORIA, AUXILIAR NA PROPOSTA DE NOVAS AÇÕES E A IMPLEMENTAR UMA CULTURA CENTRADA NO ALUNO. |
id |
Krot_bf2feb596b87b06941d61e7df73f0bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35886 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, LEONARDO BRAULIO DE OLIVEIRA ERICALDONI, THAÍS FALABELLA2021-11-04T19:42:32Z2021-11-04T19:42:32Z2019-06https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35886A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE QUANDO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA, É UM CAMPO COM VÁRIOS DESAFIOS PARA OS GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS. POR EXEMPLO, HÁ A DIFICULDADE NO DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA QUE SE TENHA UM CURSO COM BOM ENGAJAMENTO E EXPERIÊNCIA, HÁ A DIFICULDADE NA COLETA DE FEEDBACK E HÁ A DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO QUE ESTEJA DE ACORDO COM O PERFIL E NECESSIDADES DOS DISCENTES. NESTE CONTEXTO, O DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX) É CAPAZ DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS E PROPOR SOLUÇÕES. DENTRE AS VÁRIAS ABORDAGENS DO DESIGN, O DESIGN UX FOCA EM COMPREENDER E PROJETAR A EXPERIÊNCIA QUE USUÁRIOS TÊM NA INTERAÇÃO COM PRODUTOS E SERVIÇOS. APLICANDO O PROCESSO DE DESIGN (ENTENDER, DEFINIR, CRIAR, LANÇAR E ITERAR), OS SEUS PRINCÍPIOS (EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO) E FERRAMENTAS FOI DESENVOLVIDO O “PROJETO VALOR”, QUE AQUI É ANALISADO COMO UM CASO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA. O “PROJETO VALOR” TEVE COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DOS ALUNOS, EVIDENCIAR O VALOR QUE É ENTREGUE A ELES, CONTRIBUIR PARA A PERSONALIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E SERVIR DE SUBSÍDIO PARA A GESTÃO E DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA O SERVIÇO OFERTADO. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DESKTOP, REALIZADOS GRUPOS FOCAIS E UMA OFICINA DE COCRIAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS FERRAMENTAS PERSONAS E MAPA DA PROPOSTA DE VALOR. A EXPERIÊNCIA FOI INOVADORA PARA INSTITUIÇÃO, POIS AJUDOU A HUMANIZAR A RELAÇÃO COM OS ALUNOS, DETECTAR PONTOS DE MELHORIA, AUXILIAR NA PROPOSTA DE NOVAS AÇÕES E A IMPLEMENTAR UMA CULTURA CENTRADA NO ALUNO.ABEDDESIGNUXEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAENSINO HÍBRIDODESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL19_108.pdf19_108.pdfapplication/pdf697375https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35886/1/19_108.pdfeb37ce7a5fcd30b4b11170b5a49e9816MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35886/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/358862021-11-04 16:42:32.707oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-04T19:42:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-04T19:42:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
title |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
spellingShingle |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SILVA, LEONARDO BRAULIO DE OLIVEIRA E DESIGN UX EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO HÍBRIDO |
title_short |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
title_full |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
title_fullStr |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
title_full_unstemmed |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
title_sort |
DESIGN UX E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MAPEAR PERFIL DE ALUNOS, EXPERIÊNCIA E VALOR PERCEBIDO GERANDO MELHORIAS NA GESTÃO E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
author |
SILVA, LEONARDO BRAULIO DE OLIVEIRA E |
author_facet |
SILVA, LEONARDO BRAULIO DE OLIVEIRA E RICALDONI, THAÍS FALABELLA |
author_role |
author |
author2 |
RICALDONI, THAÍS FALABELLA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, LEONARDO BRAULIO DE OLIVEIRA E RICALDONI, THAÍS FALABELLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESIGN UX EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO HÍBRIDO |
topic |
DESIGN UX EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO HÍBRIDO |
description |
A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE QUANDO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA, É UM CAMPO COM VÁRIOS DESAFIOS PARA OS GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS. POR EXEMPLO, HÁ A DIFICULDADE NO DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA QUE SE TENHA UM CURSO COM BOM ENGAJAMENTO E EXPERIÊNCIA, HÁ A DIFICULDADE NA COLETA DE FEEDBACK E HÁ A DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO QUE ESTEJA DE ACORDO COM O PERFIL E NECESSIDADES DOS DISCENTES. NESTE CONTEXTO, O DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX) É CAPAZ DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS E PROPOR SOLUÇÕES. DENTRE AS VÁRIAS ABORDAGENS DO DESIGN, O DESIGN UX FOCA EM COMPREENDER E PROJETAR A EXPERIÊNCIA QUE USUÁRIOS TÊM NA INTERAÇÃO COM PRODUTOS E SERVIÇOS. APLICANDO O PROCESSO DE DESIGN (ENTENDER, DEFINIR, CRIAR, LANÇAR E ITERAR), OS SEUS PRINCÍPIOS (EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO) E FERRAMENTAS FOI DESENVOLVIDO O “PROJETO VALOR”, QUE AQUI É ANALISADO COMO UM CASO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA. O “PROJETO VALOR” TEVE COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DOS ALUNOS, EVIDENCIAR O VALOR QUE É ENTREGUE A ELES, CONTRIBUIR PARA A PERSONALIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E SERVIR DE SUBSÍDIO PARA A GESTÃO E DESENHO DE ESTRATÉGIAS PARA O SERVIÇO OFERTADO. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DESKTOP, REALIZADOS GRUPOS FOCAIS E UMA OFICINA DE COCRIAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS FERRAMENTAS PERSONAS E MAPA DA PROPOSTA DE VALOR. A EXPERIÊNCIA FOI INOVADORA PARA INSTITUIÇÃO, POIS AJUDOU A HUMANIZAR A RELAÇÃO COM OS ALUNOS, DETECTAR PONTOS DE MELHORIA, AUXILIAR NA PROPOSTA DE NOVAS AÇÕES E A IMPLEMENTAR UMA CULTURA CENTRADA NO ALUNO. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-04T19:42:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-04T19:42:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35886 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35886/1/19_108.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35886/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb37ce7a5fcd30b4b11170b5a49e9816 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460246929735680 |