Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45056
Resumo: Este projeto descreve sobre a medicalização no ambiente escolar. Entende-se que este processo é definido como questões políticas, sociais, culturais e afetivas cotidianas das pessoas que são transformadas em problemas médicos, Neste espaço, a prática medicalizante atua como agente transformador e curador para as questões de distúrbios e transtornos que interferem no desempenho pedagógico e desenvolvimento social dos alunos que estão relacionadas a problemas que são apresentados como doença. Buscou-se analisar e expor as implicações e consequências da medicalização neste ambiente que utiliza a medicalização como um meio importante para o tratamento dos indivíduos em questão, e em meio a tantas situações que permeiam os estudos que compreendem o relato das queixas escolares e sua relação com este processo, faz-se necessário a avaliação do fonoaudiólogo, profissional que ajudará a identificar os transtornos e distúrbios relacionados a aprendizagem no processo do desenvolvimento da criança e como estes interagem com as queixas escolares,e que no caso do da comprovação das mesmas, atuará através de propostas terapêuticas decorrentes do processo avaliativo, direcionando assim professores, familiares e principalmente os alunos para seus devidos lugares ajudando-os a lidar com as alterações de linguagem,no intuito de contribuir para a diminuição e agravamento das habilidades da aprendizagem, numa parceria multidisciplinar.
id Krot_c34844fb864b826eb9a9b44283b3e1cb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45056
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolarMedicalizaçãoFonoaudiólogoQueixasAtuaçãoIntervençãoEste projeto descreve sobre a medicalização no ambiente escolar. Entende-se que este processo é definido como questões políticas, sociais, culturais e afetivas cotidianas das pessoas que são transformadas em problemas médicos, Neste espaço, a prática medicalizante atua como agente transformador e curador para as questões de distúrbios e transtornos que interferem no desempenho pedagógico e desenvolvimento social dos alunos que estão relacionadas a problemas que são apresentados como doença. Buscou-se analisar e expor as implicações e consequências da medicalização neste ambiente que utiliza a medicalização como um meio importante para o tratamento dos indivíduos em questão, e em meio a tantas situações que permeiam os estudos que compreendem o relato das queixas escolares e sua relação com este processo, faz-se necessário a avaliação do fonoaudiólogo, profissional que ajudará a identificar os transtornos e distúrbios relacionados a aprendizagem no processo do desenvolvimento da criança e como estes interagem com as queixas escolares,e que no caso do da comprovação das mesmas, atuará através de propostas terapêuticas decorrentes do processo avaliativo, direcionando assim professores, familiares e principalmente os alunos para seus devidos lugares ajudando-os a lidar com as alterações de linguagem,no intuito de contribuir para a diminuição e agravamento das habilidades da aprendizagem, numa parceria multidisciplinar.2022-07-28T14:23:09Z2022-07-28T14:23:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45056ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-28T14:23:09Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45056Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-28T14:23:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-28T14:23:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
title Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
spellingShingle Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahia
Medicalização
Fonoaudiólogo
Queixas
Atuação
Intervenção
title_short Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
title_full Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
title_fullStr Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
title_full_unstemmed Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
title_sort Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
author ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahia
author_facet ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSUNÇÃO, Bárbara Cristina Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalização
Fonoaudiólogo
Queixas
Atuação
Intervenção
topic Medicalização
Fonoaudiólogo
Queixas
Atuação
Intervenção
description Este projeto descreve sobre a medicalização no ambiente escolar. Entende-se que este processo é definido como questões políticas, sociais, culturais e afetivas cotidianas das pessoas que são transformadas em problemas médicos, Neste espaço, a prática medicalizante atua como agente transformador e curador para as questões de distúrbios e transtornos que interferem no desempenho pedagógico e desenvolvimento social dos alunos que estão relacionadas a problemas que são apresentados como doença. Buscou-se analisar e expor as implicações e consequências da medicalização neste ambiente que utiliza a medicalização como um meio importante para o tratamento dos indivíduos em questão, e em meio a tantas situações que permeiam os estudos que compreendem o relato das queixas escolares e sua relação com este processo, faz-se necessário a avaliação do fonoaudiólogo, profissional que ajudará a identificar os transtornos e distúrbios relacionados a aprendizagem no processo do desenvolvimento da criança e como estes interagem com as queixas escolares,e que no caso do da comprovação das mesmas, atuará através de propostas terapêuticas decorrentes do processo avaliativo, direcionando assim professores, familiares e principalmente os alunos para seus devidos lugares ajudando-os a lidar com as alterações de linguagem,no intuito de contribuir para a diminuição e agravamento das habilidades da aprendizagem, numa parceria multidisciplinar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T14:23:09Z
2022-07-28T14:23:09Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45056
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672931306307584