Fonoaudiologia educacional: intervenções fonoaudiológicas na medicalização escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45056 |
Resumo: | Este projeto descreve sobre a medicalização no ambiente escolar. Entende-se que este processo é definido como questões políticas, sociais, culturais e afetivas cotidianas das pessoas que são transformadas em problemas médicos, Neste espaço, a prática medicalizante atua como agente transformador e curador para as questões de distúrbios e transtornos que interferem no desempenho pedagógico e desenvolvimento social dos alunos que estão relacionadas a problemas que são apresentados como doença. Buscou-se analisar e expor as implicações e consequências da medicalização neste ambiente que utiliza a medicalização como um meio importante para o tratamento dos indivíduos em questão, e em meio a tantas situações que permeiam os estudos que compreendem o relato das queixas escolares e sua relação com este processo, faz-se necessário a avaliação do fonoaudiólogo, profissional que ajudará a identificar os transtornos e distúrbios relacionados a aprendizagem no processo do desenvolvimento da criança e como estes interagem com as queixas escolares,e que no caso do da comprovação das mesmas, atuará através de propostas terapêuticas decorrentes do processo avaliativo, direcionando assim professores, familiares e principalmente os alunos para seus devidos lugares ajudando-os a lidar com as alterações de linguagem,no intuito de contribuir para a diminuição e agravamento das habilidades da aprendizagem, numa parceria multidisciplinar. |
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