Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombani, Fabiola [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martins, Raul Aragão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141639
Resumo: Este texto é parte da pesquisa de doutorado em Educação que encontra-se na fase de revisão bibliográfica porém, dá continuidade à pesquisa de mestrado que tratou sobre a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. Tal trabalho pretende abordar criticamente o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma das conseqüências da Medicalização, que surge pautado em comportamentos como: a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem. Respaldados por uma visão hegemônica resultam em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno. Na procura por solucionar a indisciplina e os problemas de aprendizagem, desloca-se de uma discussão político-pedagógica, onde se poderia ter uma visão do macro, e busca-se soluções rápidas nos medicamentos, nas “drogas da obediência”, no qual limita-se o problema ao aluno, obtendo com isso uma percepção biologizante do homem. Pretende-se ainda, analisar a medicalização como um processo que pode impedir o desenvolvimento moral do aluno a ponto de dificultar sua autonomia, tecendo uma reflexão sobre a ideia de biopoder e biopolítica, no processo de normalização e adestramento por meio da instituição escola, que possui em seu imaginário atitudes adaptacionistas de dominação dos corpos, com o intuito de deixá-los aptos ao mercado de trabalho, ampliando com isso suas aptidões na extorsão da força, no crescimento da utilidade e da docilidade. Aspira ainda, construir uma reflexão acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, a partir de apontamentos teóricos existentes na posição genealógica de Foucault e de alguns conceitos consolidados na teoria de Jean Piaget.
id UNSP_de0d7105dc55693c39cfce673a0d1e71
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141639
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusãoEducaçãoQueixa escolarMedicalizaçãoEste texto é parte da pesquisa de doutorado em Educação que encontra-se na fase de revisão bibliográfica porém, dá continuidade à pesquisa de mestrado que tratou sobre a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. Tal trabalho pretende abordar criticamente o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma das conseqüências da Medicalização, que surge pautado em comportamentos como: a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem. Respaldados por uma visão hegemônica resultam em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno. Na procura por solucionar a indisciplina e os problemas de aprendizagem, desloca-se de uma discussão político-pedagógica, onde se poderia ter uma visão do macro, e busca-se soluções rápidas nos medicamentos, nas “drogas da obediência”, no qual limita-se o problema ao aluno, obtendo com isso uma percepção biologizante do homem. Pretende-se ainda, analisar a medicalização como um processo que pode impedir o desenvolvimento moral do aluno a ponto de dificultar sua autonomia, tecendo uma reflexão sobre a ideia de biopoder e biopolítica, no processo de normalização e adestramento por meio da instituição escola, que possui em seu imaginário atitudes adaptacionistas de dominação dos corpos, com o intuito de deixá-los aptos ao mercado de trabalho, ampliando com isso suas aptidões na extorsão da força, no crescimento da utilidade e da docilidade. Aspira ainda, construir uma reflexão acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, a partir de apontamentos teóricos existentes na posição genealógica de Foucault e de alguns conceitos consolidados na teoria de Jean Piaget.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colombani, Fabiola [UNESP]Martins, Raul Aragão [UNESP]2016-07-19T12:59:51Z2016-07-19T12:59:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8955-8966application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8955-89662357-7819http://hdl.handle.net/11449/141639ISSN2357-7819-2014-8955-8966.pdf8498347239701559porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:20:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:42.903409Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
title Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
spellingShingle Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
Colombani, Fabiola [UNESP]
Educação
Queixa escolar
Medicalização
title_short Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
title_full Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
title_fullStr Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
title_full_unstemmed Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
title_sort Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão
author Colombani, Fabiola [UNESP]
author_facet Colombani, Fabiola [UNESP]
Martins, Raul Aragão [UNESP]
author_role author
author2 Martins, Raul Aragão [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombani, Fabiola [UNESP]
Martins, Raul Aragão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Queixa escolar
Medicalização
topic Educação
Queixa escolar
Medicalização
description Este texto é parte da pesquisa de doutorado em Educação que encontra-se na fase de revisão bibliográfica porém, dá continuidade à pesquisa de mestrado que tratou sobre a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. Tal trabalho pretende abordar criticamente o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma das conseqüências da Medicalização, que surge pautado em comportamentos como: a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem. Respaldados por uma visão hegemônica resultam em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno. Na procura por solucionar a indisciplina e os problemas de aprendizagem, desloca-se de uma discussão político-pedagógica, onde se poderia ter uma visão do macro, e busca-se soluções rápidas nos medicamentos, nas “drogas da obediência”, no qual limita-se o problema ao aluno, obtendo com isso uma percepção biologizante do homem. Pretende-se ainda, analisar a medicalização como um processo que pode impedir o desenvolvimento moral do aluno a ponto de dificultar sua autonomia, tecendo uma reflexão sobre a ideia de biopoder e biopolítica, no processo de normalização e adestramento por meio da instituição escola, que possui em seu imaginário atitudes adaptacionistas de dominação dos corpos, com o intuito de deixá-los aptos ao mercado de trabalho, ampliando com isso suas aptidões na extorsão da força, no crescimento da utilidade e da docilidade. Aspira ainda, construir uma reflexão acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, a partir de apontamentos teóricos existentes na posição genealógica de Foucault e de alguns conceitos consolidados na teoria de Jean Piaget.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:51Z
2016-07-19T12:59:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8955-8966
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141639
ISSN2357-7819-2014-8955-8966.pdf
8498347239701559
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141639
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8955-8966
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8955-8966.pdf
8498347239701559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8955-8966
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129341492559872