A dislexia e a aprendizagem nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Priscilla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53986
Resumo: A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Dislexia, que é um distúrbio de aprendizagem bastante encontrado no dia a dia escolar, sendo observada principalmente nos anos iniciais do educando. Normalmente são diagnosticadas pessoas com as seguintes características: dificuldade em codificar e decodificar palavras, baixa compreensão nas atividades, grande dificuldade nas escritas das palavras, assim possuindo mais erros ortográficos que o comum, falta de noção no tempo, comparada a idade o desenvolvimento de leitura e escrita é de nível inferior, dificuldade em gravar nomes, letras e números, entre outras características. A relevância dessa pesquisa consiste na apresentação de solução para o educador ao se deparar com esta dificuldade de aprendizagem, deste modo temos como objetivo apresentar ao profissional quais critérios o ajudarão a enfrentar tal dificuldade, sendo necessário que o mesmo analise bem seus alunos, identificando suas dificuldades cotidianas e repassando as informações para seus superiores e os pais da criança e/ou adolescente, para que haja um encaminhamento para um especialista que irá laudar, ou não, o paciente. Após o laudo o professor trabalhará com recursos os quais irão auxiliar cada vez mais na aprendizagem do educando, usando-se de atividades adaptadas, realizando avaliações orais, trabalhando com material adequado para o nível de leitura e escrita do aluno, entre outros recursos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados: ANTONIO (2009), FRANK (2003), TEIXEIRA (2003) e muitos outros. Conclui-se então a real importância de um trabalho de qualidade e atencioso aos educandos que possuem o distúrbio disléxico.
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