A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Cleonice Gonçalves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41189
Resumo: A judicialização da saúde trata-se de uma medida que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário jurídico brasileiro, haja vista que diante das falhas do sistema de saúde a maioria dos cidadãos pleiteiam por meio de ações judiciais o alcance do seu direito fundamental à saúde. Dessa forma defende-se que a judicialização da saúde é pode ser considerada como um instrumento de garantia de direitos fundamentais. No entanto, persistem alguns impasses em relação a sua utilização, como por exemplo, os impactos de tais demandas perante o orçamento da Administração Pública, relevando-se pertinente um estudo a respeito deste tema. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo averiguar o uso da judicialização da saúde pode servir como instrumento de garantia de direitos fundamentais e a forma adequada de sua aplicação. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado as principais legislações que legitimam o uso da judicialização da saúde em prol do alcance dos direitos fundamentais bem como a necessidade de adequação do uso deste instituto de forma a não trazer impactos negativos para com a Administração Pública.
id Krot_caea968e8018271b002251547b704f2e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41189
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentaisJudicialização da saúdeDireitos fundamentaisAdministração públicaA judicialização da saúde trata-se de uma medida que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário jurídico brasileiro, haja vista que diante das falhas do sistema de saúde a maioria dos cidadãos pleiteiam por meio de ações judiciais o alcance do seu direito fundamental à saúde. Dessa forma defende-se que a judicialização da saúde é pode ser considerada como um instrumento de garantia de direitos fundamentais. No entanto, persistem alguns impasses em relação a sua utilização, como por exemplo, os impactos de tais demandas perante o orçamento da Administração Pública, relevando-se pertinente um estudo a respeito deste tema. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo averiguar o uso da judicialização da saúde pode servir como instrumento de garantia de direitos fundamentais e a forma adequada de sua aplicação. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado as principais legislações que legitimam o uso da judicialização da saúde em prol do alcance dos direitos fundamentais bem como a necessidade de adequação do uso deste instituto de forma a não trazer impactos negativos para com a Administração Pública.2022-05-23T18:21:47Z2022-05-23T18:21:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41189LIMA, Cleonice Gonçalves deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-23T18:21:47Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41189Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-23T18:21:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-23T18:21:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
title A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
spellingShingle A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
LIMA, Cleonice Gonçalves de
Judicialização da saúde
Direitos fundamentais
Administração pública
title_short A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
title_full A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
title_fullStr A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
title_full_unstemmed A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
title_sort A judicialização da saúde como instrumento de garantia de direitos fundamentais
author LIMA, Cleonice Gonçalves de
author_facet LIMA, Cleonice Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Cleonice Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Judicialização da saúde
Direitos fundamentais
Administração pública
topic Judicialização da saúde
Direitos fundamentais
Administração pública
description A judicialização da saúde trata-se de uma medida que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário jurídico brasileiro, haja vista que diante das falhas do sistema de saúde a maioria dos cidadãos pleiteiam por meio de ações judiciais o alcance do seu direito fundamental à saúde. Dessa forma defende-se que a judicialização da saúde é pode ser considerada como um instrumento de garantia de direitos fundamentais. No entanto, persistem alguns impasses em relação a sua utilização, como por exemplo, os impactos de tais demandas perante o orçamento da Administração Pública, relevando-se pertinente um estudo a respeito deste tema. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo averiguar o uso da judicialização da saúde pode servir como instrumento de garantia de direitos fundamentais e a forma adequada de sua aplicação. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado as principais legislações que legitimam o uso da judicialização da saúde em prol do alcance dos direitos fundamentais bem como a necessidade de adequação do uso deste instituto de forma a não trazer impactos negativos para com a Administração Pública.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-05-23T18:21:47Z
2022-05-23T18:21:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41189
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673023805390848