AÇÕES INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA DA CONCEPÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35036 |
Resumo: | O processo inclusivo da pessoa com deficiência no Ensino Superior, ainda se mostra desafiador quando se relaciona às Políticas Públicas de Inclusão e às Práticas Pedagógicas. Dentro desse contexto, essa pesquisa busca apresentar práticas inovadoras, podendo assim, por meio de ações inclusivas promover um processo de mudança do sistema educacional, tendo como o foco o rompimento das barreiras excludentes existentes no Ensino Superior, em especial, na modalidade à distância, promovendo um ensino de qualidade a todos, respeitando as particularidades desse público. Com isso, surge a necessidade de se desenvolver ações que norteiem a prática inclusiva no ensino a distância, buscando dinamizar e ampliar o conhecimento no que tange a inclusão, adequando tanto suas estruturas físicas, quanto didáticas e pedagógicas para a ruptura das barreiras atitudinais, desenvolvendo um acompanhamento próximo aos alunos atendidos. Para tanto, foi realizada junto aos alunos com necessidades educacionais especiais, atendidos nos cursos na modalidade a distância, uma análise do processo de desenvolvimento acadêmico, de acordo com a oferta de recursos acessíveis disponibilizados e o impacto dos mesmos para o avanço acadêmico e social. Foram selecionados pela equipe responsável ao apoio discente, os alunos com deficiências que se destacavam no decorrer do módulo utilizando os recursos de acessibilidade ofertados. Os resultados observados com as ações propostas reforçam a importância de aprimorar metodologias, sistemas, conscientização da comunidade acadêmica, quebrando as barreiras excludentes que limitam o desenvolvimento da potencialidade, da autonomia e independência do indivíduo, certos de que é no ambiente educacional o primeiro passo para a inclusão social. |
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