A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Natalia Peixoto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55051
Resumo: A presente monografia visa analisar o Código Penal Brasileiro vigente no que tange à semi-imputabilidade, em específico no que se refere às psicopatologias que podem vir a acometer o ser humano. Inicialmente, busca compreender um pouco mais acerca das penas e sua evolução histórica, a legislação penal e a Constituição Federal vigente em nosso país, bem como conhecer um pouco sobre os princípios penais e sua importância dentro de um processo que esteja de acordo com os direitos humanos inerentes a qualquer ser. Em um segundo momento, busca analisar um pouco sobre as psicopatologias, identificando as mais recorrentes nos apenados, assimilando o que diz respeito sobre o biopsicossocial e compreendendo a importância da psicologia e dos profissionais especializados nesta área para que o processo siga da maneira mais adequada e justa possível. Outro ponto analisado são os hospitais de custódia e a prisão, buscando entender as diferenças entre ambos, bem como as semelhanças e suas finalidades. Também se faz importante falar sobre a Lei de Execução Penal, que trata sobre os devidos direitos dos presos e internados. Por último, trata a respeito do processo penal e todo o tramite processual para que o acusado seja considerado um ser semi-imputável e levado à tratamento psiquiátrico.
id Krot_d1067e769902aaab473234a855eb8d0e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55051
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cenaCódigo penalPenaSemi-imputabilidadeHospital de custódiaPsicopatologiasA presente monografia visa analisar o Código Penal Brasileiro vigente no que tange à semi-imputabilidade, em específico no que se refere às psicopatologias que podem vir a acometer o ser humano. Inicialmente, busca compreender um pouco mais acerca das penas e sua evolução histórica, a legislação penal e a Constituição Federal vigente em nosso país, bem como conhecer um pouco sobre os princípios penais e sua importância dentro de um processo que esteja de acordo com os direitos humanos inerentes a qualquer ser. Em um segundo momento, busca analisar um pouco sobre as psicopatologias, identificando as mais recorrentes nos apenados, assimilando o que diz respeito sobre o biopsicossocial e compreendendo a importância da psicologia e dos profissionais especializados nesta área para que o processo siga da maneira mais adequada e justa possível. Outro ponto analisado são os hospitais de custódia e a prisão, buscando entender as diferenças entre ambos, bem como as semelhanças e suas finalidades. Também se faz importante falar sobre a Lei de Execução Penal, que trata sobre os devidos direitos dos presos e internados. Por último, trata a respeito do processo penal e todo o tramite processual para que o acusado seja considerado um ser semi-imputável e levado à tratamento psiquiátrico.2023-05-26T14:34:43Z2023-05-26T14:34:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55051SILVA, Natalia Peixoto daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-26T14:34:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55051Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-26T14:34:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-26T14:34:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
title A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
spellingShingle A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
SILVA, Natalia Peixoto da
Código penal
Pena
Semi-imputabilidade
Hospital de custódia
Psicopatologias
title_short A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
title_full A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
title_fullStr A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
title_full_unstemmed A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
title_sort A imputabilidade e o sistema jurídico penal brasileiro – as psicopatologias em cena
author SILVA, Natalia Peixoto da
author_facet SILVA, Natalia Peixoto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Natalia Peixoto da
dc.subject.por.fl_str_mv Código penal
Pena
Semi-imputabilidade
Hospital de custódia
Psicopatologias
topic Código penal
Pena
Semi-imputabilidade
Hospital de custódia
Psicopatologias
description A presente monografia visa analisar o Código Penal Brasileiro vigente no que tange à semi-imputabilidade, em específico no que se refere às psicopatologias que podem vir a acometer o ser humano. Inicialmente, busca compreender um pouco mais acerca das penas e sua evolução histórica, a legislação penal e a Constituição Federal vigente em nosso país, bem como conhecer um pouco sobre os princípios penais e sua importância dentro de um processo que esteja de acordo com os direitos humanos inerentes a qualquer ser. Em um segundo momento, busca analisar um pouco sobre as psicopatologias, identificando as mais recorrentes nos apenados, assimilando o que diz respeito sobre o biopsicossocial e compreendendo a importância da psicologia e dos profissionais especializados nesta área para que o processo siga da maneira mais adequada e justa possível. Outro ponto analisado são os hospitais de custódia e a prisão, buscando entender as diferenças entre ambos, bem como as semelhanças e suas finalidades. Também se faz importante falar sobre a Lei de Execução Penal, que trata sobre os devidos direitos dos presos e internados. Por último, trata a respeito do processo penal e todo o tramite processual para que o acusado seja considerado um ser semi-imputável e levado à tratamento psiquiátrico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-26T14:34:43Z
2023-05-26T14:34:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55051
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673002587455488