Reeducação alimentar na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENTO, Adriana Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43940
Resumo: Este estudo tem como objetivo, buscar na literatura científica, trabalhos publicados a partir dos anos 2000 sobre a importância da alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas durante todos os ciclos da vida e sua repercussão no estado de saúde dos indivíduos quando idosos. É um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Atualmente há evidências de que o tabagismo, os alimentos com altas taxas de gorduras, o sal e o açúcar em excesso, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool, causam mais de dois terços de todos os novos casos de DCNT e aumentam o risco de complicações em pessoas que já sofrem destas doenças. Observa-se redução da incidência de doenças infecto-contagiosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, que são próprias das faixas etárias mais avançadas, no entanto ressalta-se as ações de alimentação e nutrição na esfera da Atenção Básica tem como foco na ampliação da qualidade dos planos de intervenção, principalmente em relação às doenças não transmissíveis destacando também a importância de estabelecer práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida. Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam significação social, cultural e que seja adequada às necessidades individuais em cada período da vida, propiciando uma velhice bem sucedida. O envelhecimento não começa apenas aos 60 anos, ele é resultado do acúmulo de comportamentos e escolhas que são realizadas durante todo ciclo da vida. Portanto faz-se necessário ressaltar a importância da promoção da saúde em todo o ciclo da vida.
id Krot_d47a0e5563e6fbb0eafe1c2c51d806cc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43940
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Reeducação alimentar na terceira idadeAlimentação saudávelReeducação alimentarTerceira idadeEste estudo tem como objetivo, buscar na literatura científica, trabalhos publicados a partir dos anos 2000 sobre a importância da alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas durante todos os ciclos da vida e sua repercussão no estado de saúde dos indivíduos quando idosos. É um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Atualmente há evidências de que o tabagismo, os alimentos com altas taxas de gorduras, o sal e o açúcar em excesso, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool, causam mais de dois terços de todos os novos casos de DCNT e aumentam o risco de complicações em pessoas que já sofrem destas doenças. Observa-se redução da incidência de doenças infecto-contagiosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, que são próprias das faixas etárias mais avançadas, no entanto ressalta-se as ações de alimentação e nutrição na esfera da Atenção Básica tem como foco na ampliação da qualidade dos planos de intervenção, principalmente em relação às doenças não transmissíveis destacando também a importância de estabelecer práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida. Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam significação social, cultural e que seja adequada às necessidades individuais em cada período da vida, propiciando uma velhice bem sucedida. O envelhecimento não começa apenas aos 60 anos, ele é resultado do acúmulo de comportamentos e escolhas que são realizadas durante todo ciclo da vida. Portanto faz-se necessário ressaltar a importância da promoção da saúde em todo o ciclo da vida.2022-07-11T17:47:33Z2022-07-11T17:47:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43940BENTO, Adriana Pereiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T17:47:33Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43940Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-11T17:47:33falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-11T17:47:33Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Reeducação alimentar na terceira idade
title Reeducação alimentar na terceira idade
spellingShingle Reeducação alimentar na terceira idade
BENTO, Adriana Pereira
Alimentação saudável
Reeducação alimentar
Terceira idade
title_short Reeducação alimentar na terceira idade
title_full Reeducação alimentar na terceira idade
title_fullStr Reeducação alimentar na terceira idade
title_full_unstemmed Reeducação alimentar na terceira idade
title_sort Reeducação alimentar na terceira idade
author BENTO, Adriana Pereira
author_facet BENTO, Adriana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BENTO, Adriana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação saudável
Reeducação alimentar
Terceira idade
topic Alimentação saudável
Reeducação alimentar
Terceira idade
description Este estudo tem como objetivo, buscar na literatura científica, trabalhos publicados a partir dos anos 2000 sobre a importância da alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas durante todos os ciclos da vida e sua repercussão no estado de saúde dos indivíduos quando idosos. É um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Atualmente há evidências de que o tabagismo, os alimentos com altas taxas de gorduras, o sal e o açúcar em excesso, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool, causam mais de dois terços de todos os novos casos de DCNT e aumentam o risco de complicações em pessoas que já sofrem destas doenças. Observa-se redução da incidência de doenças infecto-contagiosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, que são próprias das faixas etárias mais avançadas, no entanto ressalta-se as ações de alimentação e nutrição na esfera da Atenção Básica tem como foco na ampliação da qualidade dos planos de intervenção, principalmente em relação às doenças não transmissíveis destacando também a importância de estabelecer práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida. Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam significação social, cultural e que seja adequada às necessidades individuais em cada período da vida, propiciando uma velhice bem sucedida. O envelhecimento não começa apenas aos 60 anos, ele é resultado do acúmulo de comportamentos e escolhas que são realizadas durante todo ciclo da vida. Portanto faz-se necessário ressaltar a importância da promoção da saúde em todo o ciclo da vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T17:47:33Z
2022-07-11T17:47:33Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43940
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672901098930176