Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293 |
Resumo: | No modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas. |
id |
Krot_d7bc0c3163c55dc6eb5b09c6e97464fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51293 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagemEducaçãoLudicidadeLúdicoBrincarProfessorNo modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas.2023-04-06T13:25:13Z2023-04-06T13:25:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminezporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:55:24Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51293Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:55:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:55:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
title |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
spellingShingle |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez Educação Ludicidade Lúdico Brincar Professor |
title_short |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
title_full |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
title_fullStr |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
title_sort |
Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem |
author |
COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez |
author_facet |
COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ludicidade Lúdico Brincar Professor |
topic |
Educação Ludicidade Lúdico Brincar Professor |
description |
No modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T13:25:13Z 2023-04-06T13:25:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672996748984320 |