Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293
Resumo: No modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas.
id Krot_d7bc0c3163c55dc6eb5b09c6e97464fa
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51293
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagemEducaçãoLudicidadeLúdicoBrincarProfessorNo modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas.2023-04-06T13:25:13Z2023-04-06T13:25:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminezporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:55:24Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51293Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:55:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:55:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
title Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
spellingShingle Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez
Educação
Ludicidade
Lúdico
Brincar
Professor
title_short Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
title_full Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
title_fullStr Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
title_full_unstemmed Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
title_sort Ludicidade na educação infantil: o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem
author COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez
author_facet COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Ana Lucia Rabelo Saminez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ludicidade
Lúdico
Brincar
Professor
topic Educação
Ludicidade
Lúdico
Brincar
Professor
description No modelo de educação infantil, a ludicidade se destaca como prática pedagógica de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além de facilitar a aprendizagem, o processo de ensino por meio de métodos lúdicos é considerado uma estratégia de ensino eficaz. O brincar é um ato de partilhar descobertas prazerosas, interação na cultura e construção de valores que são transmitidos de geração em geração. Por meio da ludicidade, é possível colaborar com os alunos em vários conceitos, como cooperação, sentimentos, autoconfiança, resolução de problemas, disciplina e atenção às regras, influenciando a cognição no geral. O brincar é fundamental para a construção de melhores relações afetivas e sociais no ambiente escolar, na família e na sociedade como um todo. Trata-se de uma forma interessante de ensinar, onde regras podem ser criadas e respeitadas, ações de pensamento, realização de autonomia e felicidade. Além de atrair a atenção da criança, o que é essencial para a captação e memorização de conhecimentos. O objetivo geral do presente estudo, através de revisão bibliográfica, é evidenciar a relevância da ludicidade para o aprendizado na educação infantil. Foram revisados livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed Central, Medscape Neurology, publicados em inglês e português. Conclui-se que há evidências substanciais de que, por meio da aprendizagem infantil através do processo lúdico as crianças demonstram melhora na comunicação verbal e social, altos níveis de habilidades de interação, criatividade, imaginação, pensamento divergente e habilidades de resolução de problemas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T13:25:13Z
2023-04-06T13:25:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672996748984320