Neurociência na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42401 |
Resumo: | O sistema nervoso do corpo humano é fonte de estudo e pesquisa da neurociência, compreendendo desde a formação até a estrutura do cérebro, passando pelo funcionamento e desenvolvimento das atividades mentais, e finalizando com as conexões realizadas entre a mente e o comportamento. É por meio dela que a memória se torna a grande responsável por armazenar informações e também por recuperar todo o conteúdo quando necessário. A aprendizagem acontece quando o estudante consegue resgatar uma memória e aplicá-la de forma inovadora e criativa na resolução de problemas. Anteriormente o foco da educação esteva voltado para o ensino mecânico e direcionado a um grupo homogêneo de alunos, sem dar a devida atenção a especificidade, a individualidade de cada um. Contudo a aprendizagem requer habilidades para processar novas informações de forma organizada, ou até mesmo para processar informações já armazenadas no cérebro para realizar novas ações. Com a neurociência, os profissionais envolvidos com educação conseguem desvendar como o cérebro processa novidades e de que forma o aprendizado pode se tornar um conhecimento que percorre a vida toda do indivíduo. Fazer com que os alunos absorvam os conteúdos apresentados em sala de aula, trabalhando e desenvolvendo esse conhecimento na sua rotina diária é o grande desafio. Portanto é papel dos educadores desenvolver os conteúdos adequados para cada pessoa individualmente e manter todos os alunos na mesma página é fundamental. A partir do desenvolvimento de pesquisas utilizando a neurociência foi possível entender com mais clareza como funciona esse processo. Contudo, o termo neurociência possui uma conotação diferente atualmente, pois se sabe que a escola tem um papel que vai além de ensinar conteúdos, como também auxiliar o aluno a perceber sua individualidade, tornando-o responsável pelo ato de aprender, proporcionando a otimização de suas habilidades, facilitando todo o processo de aprendizagem e ensinando a ter autoria de seus próprios pensamentos. O foco do trabalho é revelar como a neurociência auxilia na compreensão do processo de ensino-aprendizagem e como suas contribuições apoiam o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, trabalhando os circuitos neuronais e a memória como ampla fonte de retenção de informações. Os objetivos a serem trabalhados no decorrer da pesquisa está relacionado a exemplificar como ocorre o processo de aprendizagem no cérebro, apresentando como as emoções interferem nesse contexto e por fim, demostrar quais são as principais contribuições da neurociência para a educação. A pesquisa se fundamenta por meio do método de Revisão Bibliográfica e se classifica como uma pesquisa qualitativa e descritiva. Para isso foram selecionadas publicações entre o período de 1990 a 2020 de títulos de livros, artigos científicos e dissertações publicados em revistas e/ou encontrados em sites de bancos de dados, que serão consultados entre várias literaturas pertinentes ao assunto sobre Neurociência, e ainda, alguns outros relacionados à aprendizagem. Contudo, vale a ressalva que as obras consultadas tendem a aumentar conforme a evolução da revisão bibliográfica. |
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A pesquisa se fundamenta por meio do método de Revisão Bibliográfica e se classifica como uma pesquisa qualitativa e descritiva. Para isso foram selecionadas publicações entre o período de 1990 a 2020 de títulos de livros, artigos científicos e dissertações publicados em revistas e/ou encontrados em sites de bancos de dados, que serão consultados entre várias literaturas pertinentes ao assunto sobre Neurociência, e ainda, alguns outros relacionados à aprendizagem. 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