O DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA ATIVA NA EDUCAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO PAÍS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PILLON, ANA ELISA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TECHIO, LEILA REGINA, SOUZA, MÁRCIO VIEIRA DE, ULBRICHT, VANIA RIBAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35188
Resumo: A EDUCAÇÃO VEM PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES E UMA DAS MODALIDADES QUE VEM CRESCENDO SIGNIFICATIVAMENTE É A MODALIDADE HÍBRIDA DE ENSINO, OU BLENDED LEARNING, QUE MESCLA O ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) E AS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NOS ENCONTROS PRESENCIAIS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), PÚBLICAS OU PRIVADAS, ESTÃO ADAPTANDO-SE A NOVAS FORMAS DE PENSAR O ENSINO E APRENDIZAGEM, E COM ISSO AUMENTANDO A OFERTA DE DISCIPLINAS E CURSOS NESTE TIPO DE MODALIDADE, SENDO QUE A MAIS NOVA NOMENCLATURA É GRADUAÇÃO 4.0. AO PENSAR EM PROPOSTAS INOVADORAS E DISRUPTIVAS, APARECEM NOVOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS. COM O INTUITO DE MAPEAR AS FORMAS QUE MELHOR SE ADEQUAM AO NOVO PERFIL DISCENTE, SÃO APLICADAS METODOLOGIAS DE ENSINO E OFERTAS DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS, O QUE VAI EM CONTRAPOSTO DO QUE HISTORICAMENTE E CULTURALMENTE FOI CONSIDERADA COMO A FORMA CORRETA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO, OU SEJA, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA. NESTE SENTIDO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DE UMA IES QUE OFERECE DISCIPLINAS E CURSOS NAS MODALIDADES HÍBRIDAS E GRADUAÇÃO 4.0 E FAZ USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. PARA ESTE TRABALHO FOI ADOTADA A METODOLOGIA QUE INCLUI PESQUISA DESCRITIVA E APLICADA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OPTOU-SE PELA UTILIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ESTUDO DE CASO COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO TORNARAM CLARA A INTENÇÃO DA IES EM APRIMORAR SUAS METODOLOGIAS CONSTANTEMENTE, BUSCANDO OFERECER A SEUS ESTUDANTES PRÁTICAS CONDIZENTES COM A ERA DA EDUCAÇÃO DIGITAL EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
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