Os desafios da violência na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36228 |
Resumo: | O cenário escolar brasileiro tem enfrentado situações de violência escolar envolvendo professores, alunos, colaboradores e comunidade ao entorno da escola. Essa violência é praticada em todas as relações interpessoais: aluno-aluno, aluno professor, aluno-colaboradores, comunidade-aluno, etc. A violência se manifesta de forma física, verbal ou virtual, podendo ser um ato único ou repetitivo. Quando há agressões com repetições, estas são consideradas bullying. O objetivo deste trabalho foi determinar os desafios da violência escolar e os impactos que esta tem nos alunos, professores, colaboradores, comunidade e até mesmo no espaço físico da escola por meio de uma pesquisa de referencial bibliográfico qualitativa e descritiva. Para alcançar este objetivo, pesquisas foram feitas em bases de artigos digitais, buscando artigos que retratassem o panorama, consequências de curto e longo prazo e possíveis formas de combate à violência escolar. Constatou-se que o nível de violência escolar tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos e tem transformado a escola em um ambiente menos propício para aprendizagem. Foi constatado também, que as consequências têm afetado todos os indivíduos do contexto escolar: houve aumento no afastamento temporário e permanente de professores, os quais desenvolveram ansiedade, depressão, fobias e redução da qualidade de vida. Nos alunos, observa-se sintomas semelhantes como tristeza, abandono escolar, exclusão, comportamentos antissociais, os quais são observados de imediato e são carregados pelos indivíduos na fase adulta, resultando em problemas emocionais, psicológicos e trauma. Por estes motivos, ressaltou-se a importância do combate e prevenção da violência escolar, e analisou-se uma metodologia para tentar identificar e combater estas agressões. Em qualquer ação de combate e prevenção, inicia-se por conhecer a violência daquele ambiente, já que cada contexto escolar tem suas particularidades. Por fim, por meio do reconhecimento determina-se as ações a serem tomadas, tais como treinamento do corpo docente, atividades que envolva os alunos e a comunidade, campanhas de conscientização, entre outras. Tais ações devem ser sempre avaliadas a fim de determinar a sua eficácia e verificar se há necessidade de mudança de planos e/ou estratégias. |
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