Os desafios da violência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36228
Resumo: O cenário escolar brasileiro tem enfrentado situações de violência escolar envolvendo professores, alunos, colaboradores e comunidade ao entorno da escola. Essa violência é praticada em todas as relações interpessoais: aluno-aluno, aluno professor, aluno-colaboradores, comunidade-aluno, etc. A violência se manifesta de forma física, verbal ou virtual, podendo ser um ato único ou repetitivo. Quando há agressões com repetições, estas são consideradas bullying. O objetivo deste trabalho foi determinar os desafios da violência escolar e os impactos que esta tem nos alunos, professores, colaboradores, comunidade e até mesmo no espaço físico da escola por meio de uma pesquisa de referencial bibliográfico qualitativa e descritiva. Para alcançar este objetivo, pesquisas foram feitas em bases de artigos digitais, buscando artigos que retratassem o panorama, consequências de curto e longo prazo e possíveis formas de combate à violência escolar. Constatou-se que o nível de violência escolar tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos e tem transformado a escola em um ambiente menos propício para aprendizagem. Foi constatado também, que as consequências têm afetado todos os indivíduos do contexto escolar: houve aumento no afastamento temporário e permanente de professores, os quais desenvolveram ansiedade, depressão, fobias e redução da qualidade de vida. Nos alunos, observa-se sintomas semelhantes como tristeza, abandono escolar, exclusão, comportamentos antissociais, os quais são observados de imediato e são carregados pelos indivíduos na fase adulta, resultando em problemas emocionais, psicológicos e trauma. Por estes motivos, ressaltou-se a importância do combate e prevenção da violência escolar, e analisou-se uma metodologia para tentar identificar e combater estas agressões. Em qualquer ação de combate e prevenção, inicia-se por conhecer a violência daquele ambiente, já que cada contexto escolar tem suas particularidades. Por fim, por meio do reconhecimento determina-se as ações a serem tomadas, tais como treinamento do corpo docente, atividades que envolva os alunos e a comunidade, campanhas de conscientização, entre outras. Tais ações devem ser sempre avaliadas a fim de determinar a sua eficácia e verificar se há necessidade de mudança de planos e/ou estratégias.
id Krot_e88caeea07baf555d5827b41525da668
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36228
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia2022-02-10T14:30:44Z2022-02-10T14:30:44Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36228O cenário escolar brasileiro tem enfrentado situações de violência escolar envolvendo professores, alunos, colaboradores e comunidade ao entorno da escola. Essa violência é praticada em todas as relações interpessoais: aluno-aluno, aluno professor, aluno-colaboradores, comunidade-aluno, etc. A violência se manifesta de forma física, verbal ou virtual, podendo ser um ato único ou repetitivo. Quando há agressões com repetições, estas são consideradas bullying. O objetivo deste trabalho foi determinar os desafios da violência escolar e os impactos que esta tem nos alunos, professores, colaboradores, comunidade e até mesmo no espaço físico da escola por meio de uma pesquisa de referencial bibliográfico qualitativa e descritiva. Para alcançar este objetivo, pesquisas foram feitas em bases de artigos digitais, buscando artigos que retratassem o panorama, consequências de curto e longo prazo e possíveis formas de combate à violência escolar. Constatou-se que o nível de violência escolar tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos e tem transformado a escola em um ambiente menos propício para aprendizagem. Foi constatado também, que as consequências têm afetado todos os indivíduos do contexto escolar: houve aumento no afastamento temporário e permanente de professores, os quais desenvolveram ansiedade, depressão, fobias e redução da qualidade de vida. Nos alunos, observa-se sintomas semelhantes como tristeza, abandono escolar, exclusão, comportamentos antissociais, os quais são observados de imediato e são carregados pelos indivíduos na fase adulta, resultando em problemas emocionais, psicológicos e trauma. Por estes motivos, ressaltou-se a importância do combate e prevenção da violência escolar, e analisou-se uma metodologia para tentar identificar e combater estas agressões. Em qualquer ação de combate e prevenção, inicia-se por conhecer a violência daquele ambiente, já que cada contexto escolar tem suas particularidades. Por fim, por meio do reconhecimento determina-se as ações a serem tomadas, tais como treinamento do corpo docente, atividades que envolva os alunos e a comunidade, campanhas de conscientização, entre outras. Tais ações devem ser sempre avaliadas a fim de determinar a sua eficácia e verificar se há necessidade de mudança de planos e/ou estratégias.PsicologiaViolência EscolarBullyingDesafiosBrasilOs desafios da violência na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCINTIA_APARECIDA_CROCHIQUIA_COSTA.pdfCINTIA_APARECIDA_CROCHIQUIA_COSTA.pdfapplication/pdf778850https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36228/1/CINTIA_APARECIDA_CROCHIQUIA_COSTA.pdfd5cd854d50ede9ce0bb876497fd86bdeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36228/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/362282022-02-10 14:35:55.758oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36228Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-10T17:35:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-10T17:35:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios da violência na escola
title Os desafios da violência na escola
spellingShingle Os desafios da violência na escola
COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia
Psicologia
Violência Escolar
Bullying
Desafios
Brasil
title_short Os desafios da violência na escola
title_full Os desafios da violência na escola
title_fullStr Os desafios da violência na escola
title_full_unstemmed Os desafios da violência na escola
title_sort Os desafios da violência na escola
author COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia
author_facet COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Cintia Aparecida Crochiquia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Violência Escolar
Bullying
Desafios
Brasil
topic Psicologia
Violência Escolar
Bullying
Desafios
Brasil
description O cenário escolar brasileiro tem enfrentado situações de violência escolar envolvendo professores, alunos, colaboradores e comunidade ao entorno da escola. Essa violência é praticada em todas as relações interpessoais: aluno-aluno, aluno professor, aluno-colaboradores, comunidade-aluno, etc. A violência se manifesta de forma física, verbal ou virtual, podendo ser um ato único ou repetitivo. Quando há agressões com repetições, estas são consideradas bullying. O objetivo deste trabalho foi determinar os desafios da violência escolar e os impactos que esta tem nos alunos, professores, colaboradores, comunidade e até mesmo no espaço físico da escola por meio de uma pesquisa de referencial bibliográfico qualitativa e descritiva. Para alcançar este objetivo, pesquisas foram feitas em bases de artigos digitais, buscando artigos que retratassem o panorama, consequências de curto e longo prazo e possíveis formas de combate à violência escolar. Constatou-se que o nível de violência escolar tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos e tem transformado a escola em um ambiente menos propício para aprendizagem. Foi constatado também, que as consequências têm afetado todos os indivíduos do contexto escolar: houve aumento no afastamento temporário e permanente de professores, os quais desenvolveram ansiedade, depressão, fobias e redução da qualidade de vida. Nos alunos, observa-se sintomas semelhantes como tristeza, abandono escolar, exclusão, comportamentos antissociais, os quais são observados de imediato e são carregados pelos indivíduos na fase adulta, resultando em problemas emocionais, psicológicos e trauma. Por estes motivos, ressaltou-se a importância do combate e prevenção da violência escolar, e analisou-se uma metodologia para tentar identificar e combater estas agressões. Em qualquer ação de combate e prevenção, inicia-se por conhecer a violência daquele ambiente, já que cada contexto escolar tem suas particularidades. Por fim, por meio do reconhecimento determina-se as ações a serem tomadas, tais como treinamento do corpo docente, atividades que envolva os alunos e a comunidade, campanhas de conscientização, entre outras. Tais ações devem ser sempre avaliadas a fim de determinar a sua eficácia e verificar se há necessidade de mudança de planos e/ou estratégias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T14:30:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T14:30:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36228
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36228/1/CINTIA_APARECIDA_CROCHIQUIA_COSTA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36228/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d5cd854d50ede9ce0bb876497fd86bde
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460282171326464