O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56293
Resumo: O sistema penitenciário brasileiro a cada dia se encontra em situação mais precária, pensando nisso a analise das características presentes neste sistema é essencial. Diante disso, se levantou a seguinte questão: Quais os aspectos do sistema penitenciário brasileiro e como se dá a ressocialização do preso? O presente trabalho consiste no objetivo de analisar como originou o sistema penitenciário brasileiro e a sua evolução, como também analisar como é feita a ressocialização do preso e a responsabilidade do Estado frente a esta atividade. A metodologia de pesquisa realizada foi uma revisão de literatura qualitativa e descritiva do tema proposto, e foi dividida em três capítulos: o primeiro se constituiu em explicar a origem da pena de privação de liberdade e a sua evolução; o segundo abordou o histórico do sistema prisional brasileiro e a crise existente nas prisões; no terceiro e ultimo capítulo foi abordado sobre o papel do Estado brasileiro para realizar a ressocialização do individuo preso e a aplicação da Lei de Execução Penal e os princípios constitucionais que garantem os direitos dos presos. Cumpriram-se na presente pesquisa todos os objetivos e foi dissertado sobre as características presentes na evolução da pena, sobre os problemas existentes com as condições estabelecidas nas prisões, como se é feita a restruturação social do preso e como é a postura do Estado Brasileiro com essa tarefa.
id Krot_f482c4e6543c4899fa0766ac2ed6b277
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56293
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do presoPenaPrisãoCriseRessocializaçãoEstadoO sistema penitenciário brasileiro a cada dia se encontra em situação mais precária, pensando nisso a analise das características presentes neste sistema é essencial. Diante disso, se levantou a seguinte questão: Quais os aspectos do sistema penitenciário brasileiro e como se dá a ressocialização do preso? O presente trabalho consiste no objetivo de analisar como originou o sistema penitenciário brasileiro e a sua evolução, como também analisar como é feita a ressocialização do preso e a responsabilidade do Estado frente a esta atividade. A metodologia de pesquisa realizada foi uma revisão de literatura qualitativa e descritiva do tema proposto, e foi dividida em três capítulos: o primeiro se constituiu em explicar a origem da pena de privação de liberdade e a sua evolução; o segundo abordou o histórico do sistema prisional brasileiro e a crise existente nas prisões; no terceiro e ultimo capítulo foi abordado sobre o papel do Estado brasileiro para realizar a ressocialização do individuo preso e a aplicação da Lei de Execução Penal e os princípios constitucionais que garantem os direitos dos presos. Cumpriram-se na presente pesquisa todos os objetivos e foi dissertado sobre as características presentes na evolução da pena, sobre os problemas existentes com as condições estabelecidas nas prisões, como se é feita a restruturação social do preso e como é a postura do Estado Brasileiro com essa tarefa.2023-06-09T17:17:18Z2023-06-09T17:17:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56293OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-09T17:17:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56293Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-09T17:17:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-09T17:17:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
title O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
spellingShingle O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves de
Pena
Prisão
Crise
Ressocialização
Estado
title_short O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
title_full O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
title_fullStr O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
title_full_unstemmed O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
title_sort O sistema prisional brasileiro e a ressocialização do preso
author OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves de
author_facet OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Leticia Vitoria Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Pena
Prisão
Crise
Ressocialização
Estado
topic Pena
Prisão
Crise
Ressocialização
Estado
description O sistema penitenciário brasileiro a cada dia se encontra em situação mais precária, pensando nisso a analise das características presentes neste sistema é essencial. Diante disso, se levantou a seguinte questão: Quais os aspectos do sistema penitenciário brasileiro e como se dá a ressocialização do preso? O presente trabalho consiste no objetivo de analisar como originou o sistema penitenciário brasileiro e a sua evolução, como também analisar como é feita a ressocialização do preso e a responsabilidade do Estado frente a esta atividade. A metodologia de pesquisa realizada foi uma revisão de literatura qualitativa e descritiva do tema proposto, e foi dividida em três capítulos: o primeiro se constituiu em explicar a origem da pena de privação de liberdade e a sua evolução; o segundo abordou o histórico do sistema prisional brasileiro e a crise existente nas prisões; no terceiro e ultimo capítulo foi abordado sobre o papel do Estado brasileiro para realizar a ressocialização do individuo preso e a aplicação da Lei de Execução Penal e os princípios constitucionais que garantem os direitos dos presos. Cumpriram-se na presente pesquisa todos os objetivos e foi dissertado sobre as características presentes na evolução da pena, sobre os problemas existentes com as condições estabelecidas nas prisões, como se é feita a restruturação social do preso e como é a postura do Estado Brasileiro com essa tarefa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-09T17:17:18Z
2023-06-09T17:17:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56293
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672933454839808