Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982 |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura. |
id |
Krot_f96f6c8318ef74e60cf4be524c366678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48982 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Rodrigo Alves dos2023-01-12T12:58:02Z2023-01-12T12:58:02Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura.Marketing esportivoAlavancagemPromoçõesMarketingMarketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdfRODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdfapplication/pdf859110https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/1/RODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdf476a355a36031bd12a9b26d7e3840d6dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/489822023-01-12 09:58:02.502oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-01-12T12:58:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-01-12T12:58:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
title |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
spellingShingle |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial SANTOS, Rodrigo Alves dos Marketing esportivo Alavancagem Promoções Marketing |
title_short |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
title_full |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
title_fullStr |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
title_sort |
Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial |
author |
SANTOS, Rodrigo Alves dos |
author_facet |
SANTOS, Rodrigo Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rodrigo Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Alavancagem Promoções Marketing |
topic |
Marketing esportivo Alavancagem Promoções Marketing |
description |
Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T12:58:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-12T12:58:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/1/RODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
476a355a36031bd12a9b26d7e3840d6d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460310525870080 |