Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rodrigo Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura.
id Krot_f96f6c8318ef74e60cf4be524c366678
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48982
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Rodrigo Alves dos2023-01-12T12:58:02Z2023-01-12T12:58:02Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura.Marketing esportivoAlavancagemPromoçõesMarketingMarketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdfRODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdfapplication/pdf859110https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/1/RODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdf476a355a36031bd12a9b26d7e3840d6dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/489822023-01-12 09:58:02.502oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-01-12T12:58:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-01-12T12:58:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
title Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
spellingShingle Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
SANTOS, Rodrigo Alves dos
Marketing esportivo
Alavancagem
Promoções
Marketing
title_short Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
title_full Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
title_fullStr Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
title_full_unstemmed Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
title_sort Marketing esportivo: o marketing esportivo como ferramenta de alavancagem empresarial
author SANTOS, Rodrigo Alves dos
author_facet SANTOS, Rodrigo Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rodrigo Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Alavancagem
Promoções
Marketing
topic Marketing esportivo
Alavancagem
Promoções
Marketing
description Esta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma análise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho relata a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando suas vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-12T12:58:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-12T12:58:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/1/RODRIGO_ALVES_DOS_SANTOS_ATIVIDADE2.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48982/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 476a355a36031bd12a9b26d7e3840d6d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460310525870080