Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BRITO, Higor Pereira, MARTINS, Cláudia Solange Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
Resumo: Anais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600
id UFRA-1_8829417a4729d751bf66051787378c19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1134
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.AutismoTEAAutistaInclusão educacionalAnais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600Este estudo traz uma reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por estudantes autistas que ingressam, ou que deveriam ingressar ao E. Médio, relacionando-os aos desafios da inclusão e as estratégias de superação destes; assim como, as expectativas de seus pais em ajudá-los a alcançarem sua formação acadêmica. A temática faz-se relevante no sentido de a comunidade escolar, incluindo os pais, buscarem formas mais efetivas de atuação no atendimento às necessidades educacionais do aluno com TEA, em um momento onde novos desafios e questionamentos vão surgindo no âmbito educacional. Trata-se de um Estudo de Caso, do tipo descritivo, realizado por meio de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, usando a abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista presencial semiestruturada com o pai de um aluno com TEA, do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram que as expectativas do pai em relação ao avanço escolar do filho autista são mínimas, onde os déficits cognitivos são tidos como importantes barreiras impeditivas para o acesso ao Ensino Médio. A importância da família junto aos profissionais da educação, na garantia dos direitos desse aluno e de sua qualidade de aprendizagem, também foi destacada. Esperase que este estudo possa tornar conhecidas as dificuldades que alunos e famílias com TEA enfrentam, levando a novas indagações que propulsionem uma educação cada vez mais de qualidade.VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize.http://lattes.cnpq.br/5727320147710682http://lattes.cnpq.br/8532328910235641http://lattes.cnpq.br/5366692380553498FREITAS, Cássia dos SantosBRITO, Higor PereiraMARTINS, Cláudia Solange Rossi2020-12-15T16:24:13Z2020-12-15T16:24:13Z2020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020.2358-8829http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-08-18T14:49:15Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1134Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-08-18T14:49:15Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
title Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
spellingShingle Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
FREITAS, Cássia dos Santos
Autismo
TEA
Autista
Inclusão educacional
title_short Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
title_full Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
title_fullStr Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
title_full_unstemmed Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
title_sort Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
author FREITAS, Cássia dos Santos
author_facet FREITAS, Cássia dos Santos
BRITO, Higor Pereira
MARTINS, Cláudia Solange Rossi
author_role author
author2 BRITO, Higor Pereira
MARTINS, Cláudia Solange Rossi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727320147710682
http://lattes.cnpq.br/8532328910235641
http://lattes.cnpq.br/5366692380553498
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Cássia dos Santos
BRITO, Higor Pereira
MARTINS, Cláudia Solange Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
TEA
Autista
Inclusão educacional
topic Autismo
TEA
Autista
Inclusão educacional
description Anais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T16:24:13Z
2020-12-15T16:24:13Z
2020-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020.
2358-8829
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
identifier_str_mv FREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020.
2358-8829
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize.
publisher.none.fl_str_mv VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1813895244614205440