Estudo da psicologia da disciplina positiva como método de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54011 |
Resumo: | Entendendo que parte dos problemas vividos por professores que levam a quadros de Burnout, por exemplo, são as relações e situações dentro de sala de aula, como pequenos conflitos entre professores e alunos que podem acabar tomando proporções muito maiores. Este trabalho visa buscar uma solução teórica para esses pequenos, porém desgastantes conflitos sejam amenizados de forma saudável. Além disso a ajudar que estes estudantes se tornem adultos melhores. Melhorando o cotidiano da sala de aula, a relação entre professor e alunos, com o intuito de tornar a rotina de trabalho mais leve, menos estressante e mais produtiva e prazerosa para ambos, tornando a arte do ensino menos frustrante e mais prazerosa para o professor, e possibilitando que interações feitas dentro de sala de aula tragam benefícios, não só para o contexto vivido dentro da sala, mas também para além dela. Investigando por meio de pesquisa bibliográfica, os possíveis benefícios que técnicas da disciplina positiva podem trazer no contexto do ensino infantil, partindo do trabalho da criadora da disciplina positiva, Jane Nelsen, tanto em seu livro principal, A disciplina Positiva, quanto com o livro voltado para o ambiente escolar, Disciplina Positiva em Sala de Aula, e incluindo outros artigos a respeito do assunto. Mesmo sendo intitulados de forma os especifique para o uso dos pais ou professores, os conceitos não são alterados, apenas o cenário é diferente. Buscando soluções para problemas, e não em consequências (muitas vezes punitivas), um dos maiores destaques da disciplina positiva é ajudar crianças a se tornarem mais independentes e autônomas, com consequente melhoraria de seu comportamento. Para isso, ela se baseia no uso de ensinamentos, sem a necessidade de punições, como tapas, brigas e ofensas, que são critérios nada benéficos ao desenvolvimento do ser humano. A disciplina positiva trabalha com consequências ao invés de punições. Consequências são naturais, todos passam por ela a partir de atitudes tomadas, mesmo crianças como quando tem que arrumar os brinquedos que bagunçou. |
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