EDITORIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/19 |
Resumo: | A prática da pesquisa como instrumento de aprendizagem tem sido um desafio assumido pela Fundação Liberato nos últimos anos. Entendemos que a construção do conhecimento se faz a partir da articulação de processos teóricos e metodológicos, visando à elaboração teórica e à intervenção prática. A pesquisa, por si mesma, não agrega valor ao trabalho, mas a pesquisa como busca de respostas às questões que intrigam e instigam professores e alunos constrói soluções que se sustentam no desenvolvimento científico e tecnológico e, portanto, se integra à formação acadêmica e profissional como satisfação a demandas sociais. Nesse sentido, observamos que uma especialidade, já não é suficiente para tal formação, ao contrário, em função da complexidade do mundo atual, é preciso articular saberes e relacionar experiências, percebendo a conexão e a interdependência entre as partes e a totalidade que compõem a teia da vida, aqui entendida tanto biológica como intelectual, se é que seja possível dicotomizar tais aspectos. Tais considerações emergem de um contexto em que o homem é visto como parte da natureza e não mais como centro dela, o que implica novas formas de comportamento que evoluem de um saber-fazer para um saber-ser que vai entender o desenvolvimento científico e tecnológico como condição fundamental para o avanço do conhecimento e, assim, para a construção de uma sociedade que permita, segundo Pierre Levy, um inteligente coletivo,em que, como o próprio nome diz, o conhecimento seja realmente socializado. Esta publicação tem o objetivo de inaugurar um canal de divulgação da produção científica de pesquisadores que tenham trabalhos relacionados à educação e à formação profissional de sujeitos comprometidos com seu tempo e sua história. Neste primeiro número, estão publicados os resumos de algumas das dissertações de mestrado já defendidas por alguns professores da casa e que, nas respectivas áreas temáticas, refletem preocupação com esta “nova” demanda, quer seja do ponto de vista ambiental, com a Simulação da qualidade da água em regime não permanente; do ponto de vista da síntese orgânica com a obtenção de antibióticos a partir de Naftoquinonas e da bioquímica com a Caracterização e controle de microorganismos contaminantes em microdestilaria de álcool; ou dos processos de ensino e aprendizagem percebidos na Interpretação da matemática na escola, no dizer dos alunos,nos silenciamentos no discurso pedagógico e no Ensino Técnico como reconciliação do fazer e ser, ou ainda, na área de metalmecânica com Influência dos gases de proteção empregados no processo Mig/Mag sobre as propriedades mecânicas do metal de solda. Com esta primeira edição, pretendemos apresentar os resultados das investigações acima mencionadas, bem como promover um intercâmbio com possibilidade de debates entre pesquisadores e interessados, de modo a estabelecer diálogos que permitam novas reflexões a partir dos temas aqui abordados e de outros que reiterem a autonomia intelectual como via de construção social. |
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