ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ungaretti, Regina Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191
Resumo: No processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários.
id Liberato_12e6d72e7bdcc5939074bec2b1a20319
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/191
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SERNo processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191Revista Liberato; v. 1 n. 1 (2000): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191/181Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/191Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
title ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
spellingShingle ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
Ungaretti, Regina Leitão
title_short ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
title_full ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
title_fullStr ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
title_full_unstemmed ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
title_sort ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
author Ungaretti, Regina Leitão
author_facet Ungaretti, Regina Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ungaretti, Regina Leitão
description No processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 1 n. 1 (2000): Revista Liberato
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969159041024