ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191 |
Resumo: | No processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários. |
id |
Liberato_12e6d72e7bdcc5939074bec2b1a20319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/191 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SERNo processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191Revista Liberato; v. 1 n. 1 (2000): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191/181Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/191Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
title |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
spellingShingle |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER Ungaretti, Regina Leitão |
title_short |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
title_full |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
title_fullStr |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
title_full_unstemmed |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
title_sort |
ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER |
author |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_facet |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ungaretti, Regina Leitão |
description |
No processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 1 n. 1 (2000): Revista Liberato 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969159041024 |