Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos. |
id |
Liberato_82cbda6396088623f235271ad8f5d41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/153 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências NaturaisO presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153Revista Liberato; v. 11 n. 15 (2010): Revista Liberato; 61-702178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153/143Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucchini, Marlon Luis2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/153Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
title |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
spellingShingle |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais Lucchini, Marlon Luis |
title_short |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
title_full |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
title_fullStr |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
title_sort |
Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais |
author |
Lucchini, Marlon Luis |
author_facet |
Lucchini, Marlon Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchini, Marlon Luis |
description |
O presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 11 n. 15 (2010): Revista Liberato; 61-70 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066968537235456 |