Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchini, Marlon Luis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153
Resumo: O presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.
id Liberato_82cbda6396088623f235271ad8f5d41a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/153
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências NaturaisO presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153Revista Liberato; v. 11 n. 15 (2010): Revista Liberato; 61-702178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153/143Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucchini, Marlon Luis2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/153Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
title Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
spellingShingle Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
Lucchini, Marlon Luis
title_short Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
title_full Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
title_fullStr Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
title_full_unstemmed Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
title_sort Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
author Lucchini, Marlon Luis
author_facet Lucchini, Marlon Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchini, Marlon Luis
description O presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153/143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 11 n. 15 (2010): Revista Liberato; 61-70
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066968537235456