As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Paula Antunes Carreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leal, Rita Alexandra Bettencourt, Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315
Resumo: O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas.
id Liberato_d403d5f141945e18a3d35da6b431466b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/315
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315Revista Liberato; v. 15 n. 24 (2014): Revista Liberato; 125-1342178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315/217Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ana Paula Antunes CarreiraLeal, Rita Alexandra BettencourtDias, Maria Isabel Pinto Simões2018-08-27T18:44:41Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/315Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T18:44:41Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
title As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
spellingShingle As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
Pires, Ana Paula Antunes Carreira
title_short As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
title_full As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
title_fullStr As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
title_full_unstemmed As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
title_sort As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
author Pires, Ana Paula Antunes Carreira
author_facet Pires, Ana Paula Antunes Carreira
Leal, Rita Alexandra Bettencourt
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
author_role author
author2 Leal, Rita Alexandra Bettencourt
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Paula Antunes Carreira
Leal, Rita Alexandra Bettencourt
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
description O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 15 n. 24 (2014): Revista Liberato; 125-134
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969198886912