As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315 |
Resumo: | O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas. |
id |
Liberato_d403d5f141945e18a3d35da6b431466b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/315 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315Revista Liberato; v. 15 n. 24 (2014): Revista Liberato; 125-1342178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315/217Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ana Paula Antunes CarreiraLeal, Rita Alexandra BettencourtDias, Maria Isabel Pinto Simões2018-08-27T18:44:41Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/315Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T18:44:41Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
title |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
spellingShingle |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) Pires, Ana Paula Antunes Carreira |
title_short |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
title_full |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
title_fullStr |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
title_full_unstemmed |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
title_sort |
As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) |
author |
Pires, Ana Paula Antunes Carreira |
author_facet |
Pires, Ana Paula Antunes Carreira Leal, Rita Alexandra Bettencourt Dias, Maria Isabel Pinto Simões |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Rita Alexandra Bettencourt Dias, Maria Isabel Pinto Simões |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ana Paula Antunes Carreira Leal, Rita Alexandra Bettencourt Dias, Maria Isabel Pinto Simões |
description |
O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315/217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 15 n. 24 (2014): Revista Liberato; 125-134 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969198886912 |