Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marta Sorelia Felix de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361
Resumo: Este artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente  do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com  gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados  deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas.
id Liberato_dfc8331ce9507f6db7dc8ddbf62c2480
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/361
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmicaEste artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente  do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com  gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados  deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361Revista Liberato; v. 16 n. 26 (2015): Revista Liberato; 107-1222178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361/237Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Marta Sorelia Felix de2023-04-26T17:46:59Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/361Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-04-26T17:46:59Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
title Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
spellingShingle Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
Castro, Marta Sorelia Felix de
title_short Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
title_full Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
title_fullStr Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
title_full_unstemmed Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
title_sort Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
author Castro, Marta Sorelia Felix de
author_facet Castro, Marta Sorelia Felix de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marta Sorelia Felix de
description Este artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente  do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com  gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados  deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361/237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 16 n. 26 (2015): Revista Liberato; 107-122
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066967943741440