Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361 |
Resumo: | Este artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas. |
id |
Liberato_dfc8331ce9507f6db7dc8ddbf62c2480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/361 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmicaEste artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361Revista Liberato; v. 16 n. 26 (2015): Revista Liberato; 107-1222178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361/237Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Marta Sorelia Felix de2023-04-26T17:46:59Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/361Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-04-26T17:46:59Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
title |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
spellingShingle |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica Castro, Marta Sorelia Felix de |
title_short |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
title_full |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
title_fullStr |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
title_sort |
Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica |
author |
Castro, Marta Sorelia Felix de |
author_facet |
Castro, Marta Sorelia Felix de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Marta Sorelia Felix de |
description |
Este artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361/237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 16 n. 26 (2015): Revista Liberato; 107-122 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066967943741440 |