Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF, GIULIANI,ANTONIO CARLOS, PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079
Resumo: RESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.
id MACKENZIE-2_95a4a599e2afb6c83cd62de2d45c54ca
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712005000100079
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi MarcasMarketing internoCultura organizacionalDiagnósticoRESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.1 2005reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712005/administracao.v6n1p80-105info:eu-repo/semantics/openAccessPIZZINATTO,ANDREA KASSOUFPIZZINATTO,NÁDIA KASSOUFGIULIANI,ANTONIO CARLOSPIZZINATTO,NIVALDO KASSOUFpor2020-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712005000100079Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-10-20T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
title Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
spellingShingle Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF
Marketing interno
Cultura organizacional
Diagnóstico
title_short Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
title_full Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
title_fullStr Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
title_full_unstemmed Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
title_sort Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
author PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF
author_facet PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF
PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF
GIULIANI,ANTONIO CARLOS
PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF
author_role author
author2 PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF
GIULIANI,ANTONIO CARLOS
PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF
PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF
GIULIANI,ANTONIO CARLOS
PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Cultura organizacional
Diagnóstico
topic Marketing interno
Cultura organizacional
Diagnóstico
description RESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712005/administracao.v6n1p80-105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.1 2005
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647586643968