Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079 |
Resumo: | RESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos. |
id |
MACKENZIE-2_95a4a599e2afb6c83cd62de2d45c54ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712005000100079 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi MarcasMarketing internoCultura organizacionalDiagnósticoRESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.1 2005reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712005/administracao.v6n1p80-105info:eu-repo/semantics/openAccessPIZZINATTO,ANDREA KASSOUFPIZZINATTO,NÁDIA KASSOUFGIULIANI,ANTONIO CARLOSPIZZINATTO,NIVALDO KASSOUFpor2020-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712005000100079Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-10-20T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
title |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
spellingShingle |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF Marketing interno Cultura organizacional Diagnóstico |
title_short |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
title_full |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
title_fullStr |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
title_full_unstemmed |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
title_sort |
Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas |
author |
PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF |
author_facet |
PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF GIULIANI,ANTONIO CARLOS PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF |
author_role |
author |
author2 |
PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF GIULIANI,ANTONIO CARLOS PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIZZINATTO,ANDREA KASSOUF PIZZINATTO,NÁDIA KASSOUF GIULIANI,ANTONIO CARLOS PIZZINATTO,NIVALDO KASSOUF |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing interno Cultura organizacional Diagnóstico |
topic |
Marketing interno Cultura organizacional Diagnóstico |
description |
RESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000100079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-69712005/administracao.v6n1p80-105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.1 2005 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128647586643968 |