SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137 |
Resumo: | RESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional. |
id |
MACKENZIE-2_d27747375e15fb21f86a5586b3a1b778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712005000300137 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIORCultura organizacionalanálise de conteúdometáforasempresa júniorRESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.3 2005reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p137-166info:eu-repo/semantics/openAccessCARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUAPIMENTEL,THIAGO DUARTEpor2022-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712005000300137Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2022-01-12T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
title |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
spellingShingle |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA Cultura organizacional análise de conteúdo metáforas empresa júnior |
title_short |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
title_full |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
title_fullStr |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
title_full_unstemmed |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
title_sort |
SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR |
author |
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA |
author_facet |
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA PIMENTEL,THIAGO DUARTE |
author_role |
author |
author2 |
PIMENTEL,THIAGO DUARTE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA PIMENTEL,THIAGO DUARTE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional análise de conteúdo metáforas empresa júnior |
topic |
Cultura organizacional análise de conteúdo metáforas empresa júnior |
description |
RESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p137-166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.3 2005 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128647611809792 |