SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PIMENTEL,THIAGO DUARTE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137
Resumo: RESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.
id MACKENZIE-2_d27747375e15fb21f86a5586b3a1b778
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712005000300137
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIORCultura organizacionalanálise de conteúdometáforasempresa júniorRESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.3 2005reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p137-166info:eu-repo/semantics/openAccessCARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUAPIMENTEL,THIAGO DUARTEpor2022-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712005000300137Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2022-01-12T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
title SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
spellingShingle SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
Cultura organizacional
análise de conteúdo
metáforas
empresa júnior
title_short SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
title_full SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
title_fullStr SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
title_full_unstemmed SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
title_sort SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR
author CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
author_facet CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
PIMENTEL,THIAGO DUARTE
author_role author
author2 PIMENTEL,THIAGO DUARTE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
PIMENTEL,THIAGO DUARTE
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
análise de conteúdo
metáforas
empresa júnior
topic Cultura organizacional
análise de conteúdo
metáforas
empresa júnior
description RESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712005000300137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p137-166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.6 n.3 2005
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647611809792