CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845788 |
Resumo: | Com o advento do vôo na história evolutiva de transporte e o constante desenvolvimento tecnológico, o ser humano tem sido a principal preocupação nas diversas atuações no setor aeronáutico. Após a regulamentação internacional das atividades, o mercado aeronáutico tem buscado incessantemente seu aperfeiçoamento desenvolvendo sistemas para o incremento do desempenho e prevenção da segurança, dentre outros motivos. Porém, não há como ignorar a importância do capital humano durante esse processo no cumprimento de sua função no meio aéreo. A maneira como os membros de uma cabine, por exemplo, lidam com ocorrências durante um vôo e sua dinâmica de relacionamento demonstrou, ao longo de diversos acidentes estudados, que muitas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse um treinamento específico que envolvesse uma equipe. De fato, certos conflitos existentes nas relações interpessoais presentes no cotidiano do setor aéreo, quando gerenciados incorretamente, levaram a momentos desagradáveis, gerando inclusive situações irreversíveis. Sendo assim, esse trabalho busca apresentar o Corporate Resource Management (CRM) em suas diversas aplicabilidades no meio aeronáutico, como também seus desafios em fator humano. Conceitualmente, o treinamento em CRM foi evoluindo por gerações de gerenciamento, encontrando-se atualmente na sexta geração, caracterizada pela administração dos erros envolvendo toda a organização. As aplicações do treinamento em CRM visam não somente desenvolver formas de relacionamento e atitudes pró-ativas nos membros que compõem uma cabine, mas sim em todos os envolvidos numa corporação para que o vôo aconteça com segurança. Outro aspecto abordado pelo trabalho, leva em consideração a necessidade do equilíbrio entre a responsabilidade, liability, e a atividade de prevenção de acidentes no momento da ocorrência de um acidente. O erro e a violação são analisados em contraposição à ideologia da segurança que se alicerça em informações confidenciais cuja disponibilidade está condicionada a um caráter não-punitivo. Verifica-se que não há ganho associado à segurança frente ao uso indevido dessas informações. Estatísticas citadas neste estudo apontam, para exemplificar, que erros humanos na área de manutenção e inspeção aeronáutica estão associados a um grande número de acidentes, indicando que a produtividade e fisiologia de seus membros, a conservação do material, e aspectos comportamentais no ambiente de trabalho precisam ser considerados pelas organizações sob a óptica dos fatores humanos como forma de prevenção de incidentes e acidentes. Outro aspecto tratado à luz do CRM, estratégico para indústria aeronáutica, é a certificação de software embarcado, responsável pela integração de sistemas e automação no vôo, haja vista que Technologically Advanced Aircraft (TAA) já chegam à Aviação Geral evidenciando a compulsoriedade do treinamento em CRM, incluindo não somente os pilotos de linhas comerciais, em prol da capacitação à percepção das novas ameaças que surgem na evolução deste novo cenário que se apresenta. Deixa-se, ainda, como mensagem, o desafio presente no estabelecimento de uma cultura de segurança justa com a conscientização de que segurança é um papel de todos, além do questionamento sobre qual o ganho obtido pela imprensa com o uso indevido das informações referentes a um acidente. |
id |
MB_82f04d681106a5bf6b6bade1b20575e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845788 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Scigliano, Alessandra Gleysse Del GuerraCosta, Aurélio Máximo PimentaSilva, Fabio Campos daFreitas, Josmar CarreiroFreitas, Marina Teggi deOliveira, Pedro Mauricio Araújo deGonzález, Rafael de AbreuAndrade, DonizetiSouza, Ricardo de Lima eLucht, Richard RigobertCavali, Sebastião Gilberti Maia2023-01-25T17:16:57Z2023-01-25T17:16:57Z2009https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845788Com o advento do vôo na história evolutiva de transporte e o constante desenvolvimento tecnológico, o ser humano tem sido a principal preocupação nas diversas atuações no setor aeronáutico. Após a regulamentação internacional das atividades, o mercado aeronáutico tem buscado incessantemente seu aperfeiçoamento desenvolvendo sistemas para o incremento do desempenho e prevenção da segurança, dentre outros motivos. Porém, não há como ignorar a importância do capital humano durante esse processo no cumprimento de sua função no meio aéreo. A maneira como os membros de uma cabine, por exemplo, lidam com ocorrências durante um vôo e sua dinâmica de relacionamento demonstrou, ao longo de diversos acidentes estudados, que muitas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse um treinamento específico que envolvesse uma equipe. De fato, certos conflitos existentes nas relações interpessoais presentes no cotidiano do setor aéreo, quando gerenciados incorretamente, levaram a momentos desagradáveis, gerando inclusive situações irreversíveis. Sendo assim, esse trabalho busca apresentar o Corporate Resource Management (CRM) em suas diversas aplicabilidades no meio aeronáutico, como também seus desafios em fator humano. Conceitualmente, o treinamento em CRM foi evoluindo por gerações de gerenciamento, encontrando-se atualmente na sexta geração, caracterizada pela administração dos erros envolvendo toda a organização. As aplicações do treinamento em CRM visam não somente desenvolver formas de relacionamento e atitudes pró-ativas nos membros que compõem uma cabine, mas sim em todos os envolvidos numa corporação para que o vôo aconteça com segurança. Outro aspecto abordado pelo trabalho, leva em consideração a necessidade do equilíbrio entre a responsabilidade, liability, e a atividade de prevenção de acidentes no momento da ocorrência de um acidente. O erro e a violação são analisados em contraposição à ideologia da segurança que se alicerça em informações confidenciais cuja disponibilidade está condicionada a um caráter não-punitivo. Verifica-se que não há ganho associado à segurança frente ao uso indevido dessas informações. Estatísticas citadas neste estudo apontam, para exemplificar, que erros humanos na área de manutenção e inspeção aeronáutica estão associados a um grande número de acidentes, indicando que a produtividade e fisiologia de seus membros, a conservação do material, e aspectos comportamentais no ambiente de trabalho precisam ser considerados pelas organizações sob a óptica dos fatores humanos como forma de prevenção de incidentes e acidentes. Outro aspecto tratado à luz do CRM, estratégico para indústria aeronáutica, é a certificação de software embarcado, responsável pela integração de sistemas e automação no vôo, haja vista que Technologically Advanced Aircraft (TAA) já chegam à Aviação Geral evidenciando a compulsoriedade do treinamento em CRM, incluindo não somente os pilotos de linhas comerciais, em prol da capacitação à percepção das novas ameaças que surgem na evolução deste novo cenário que se apresenta. Deixa-se, ainda, como mensagem, o desafio presente no estabelecimento de uma cultura de segurança justa com a conscientização de que segurança é um papel de todos, além do questionamento sobre qual o ganho obtido pela imprensa com o uso indevido das informações referentes a um acidente.With the advent of flying in the evolutionary history of transport and the constant technological development, the human being has been a major concern in several aeronautical activities. After the regulation of international activities, the aviation market has constantly sought its improvement by developing systems for increased performance and prevention of safety, among other reasons. However, we can not ignore the importance of human capital during this process in fulfilling its function in the air. The way the members of a cabin, for example, deal with happenings on a flight and your relationship’s dynamics demonstrated, over a number of accidents studied, that many tragedies could be avoided if there were specific training that involves a team. In fact, some conflicts in interpersonal relationships in the aeronautical industry’s everyday when managed incorrectly led to unpleasant moments including creating irreversible situations. Therefore, this paper is to present the Corporate Resource Management (CRM) in their diverse application in the aerospace environment as well as its challenges in the human factor. Conceptually, the CRM training has evolved through generations of management and is currently in its sixth generation characterized by the administration of errors involving the entire organization. Applications of CRM training intended not only to develop forms of relationship and proactive attitudes of members who make up a cockpit, but all involved in a corporation for the flight happen safely. Another issue addressed by the work, takes into account the need to balance between the responsibility, liability, and the activity of prevention of accidents at the time of occurrence of an accident. The error and violation are analyzed as opposed to the ideology of safety that is founded on confidential information whose availability is subject to a non-punitive character. It appears that there is no gain associated with safety with the misuse of this information. Statistics cited in this study point to illustrate that human errors in the field of aircraft maintenance and inspection are associated with a large number of accidents, indicating that the productivity and physiology of its members, the conservation of material and behavioral aspects in the workplace need to be considered in the organizations in terms of the human factors in order to prevent incidents and accidents. Another aspect discussed under the issue of the CRM strategy for the aerospace industry, is the certification of embedded software, responsible for systems integration and automation on the flight, given that technologically advanced aircraft (TAA) has come to the General Aviation evidencing a mandatory training CRM, including not only the pilots of commercial airlines, in favor of building the perception of new threats that emerges in the evolution of this new scenario that presents itself. It lets also as a message, the current challenge in establishing a culture of safety with justice and the awareness that safety is a role of everyone, in addition to questions about what the gains made by the press with the misuse of information relating to accident.Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)AeronáuticaCRMPrevenção de Acidentes AeronáuticosSegurança OperacionalCorporate Resources ManagementCRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdfTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdfapplication/pdf2840790https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/1/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf7ad4a91b3fb3ed75286a50b9b0023becMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdf.txtTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdf.txtExtracted texttext/plain131181https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/3/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf.txte81de0e85de318123eab7a9b4694fdacMD53THUMBNAILTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdf.jpgTCC ITA - PESafety 2009 - CRM na Manutencao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/4/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf.jpg9593e9fd598190d26c0cd5c8559fca39MD54ripcmb/8457882023-05-12 10:25:57.603oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:25:57Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
title |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
spellingShingle |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano Scigliano, Alessandra Gleysse Del Guerra CRM Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Segurança Operacional Corporate Resources Management Aeronáutica |
title_short |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
title_full |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
title_fullStr |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
title_full_unstemmed |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
title_sort |
CRM: desafios e aplicabilidade no contexto de aviação em fator humano |
author |
Scigliano, Alessandra Gleysse Del Guerra |
author_facet |
Scigliano, Alessandra Gleysse Del Guerra Costa, Aurélio Máximo Pimenta Silva, Fabio Campos da Freitas, Josmar Carreiro Freitas, Marina Teggi de Oliveira, Pedro Mauricio Araújo de González, Rafael de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Aurélio Máximo Pimenta Silva, Fabio Campos da Freitas, Josmar Carreiro Freitas, Marina Teggi de Oliveira, Pedro Mauricio Araújo de González, Rafael de Abreu |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scigliano, Alessandra Gleysse Del Guerra Costa, Aurélio Máximo Pimenta Silva, Fabio Campos da Freitas, Josmar Carreiro Freitas, Marina Teggi de Oliveira, Pedro Mauricio Araújo de González, Rafael de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Donizeti Souza, Ricardo de Lima e Lucht, Richard Rigobert Cavali, Sebastião Gilberti Maia |
contributor_str_mv |
Andrade, Donizeti Souza, Ricardo de Lima e Lucht, Richard Rigobert Cavali, Sebastião Gilberti Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CRM Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Segurança Operacional Corporate Resources Management |
topic |
CRM Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Segurança Operacional Corporate Resources Management Aeronáutica |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Aeronáutica |
description |
Com o advento do vôo na história evolutiva de transporte e o constante desenvolvimento tecnológico, o ser humano tem sido a principal preocupação nas diversas atuações no setor aeronáutico. Após a regulamentação internacional das atividades, o mercado aeronáutico tem buscado incessantemente seu aperfeiçoamento desenvolvendo sistemas para o incremento do desempenho e prevenção da segurança, dentre outros motivos. Porém, não há como ignorar a importância do capital humano durante esse processo no cumprimento de sua função no meio aéreo. A maneira como os membros de uma cabine, por exemplo, lidam com ocorrências durante um vôo e sua dinâmica de relacionamento demonstrou, ao longo de diversos acidentes estudados, que muitas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse um treinamento específico que envolvesse uma equipe. De fato, certos conflitos existentes nas relações interpessoais presentes no cotidiano do setor aéreo, quando gerenciados incorretamente, levaram a momentos desagradáveis, gerando inclusive situações irreversíveis. Sendo assim, esse trabalho busca apresentar o Corporate Resource Management (CRM) em suas diversas aplicabilidades no meio aeronáutico, como também seus desafios em fator humano. Conceitualmente, o treinamento em CRM foi evoluindo por gerações de gerenciamento, encontrando-se atualmente na sexta geração, caracterizada pela administração dos erros envolvendo toda a organização. As aplicações do treinamento em CRM visam não somente desenvolver formas de relacionamento e atitudes pró-ativas nos membros que compõem uma cabine, mas sim em todos os envolvidos numa corporação para que o vôo aconteça com segurança. Outro aspecto abordado pelo trabalho, leva em consideração a necessidade do equilíbrio entre a responsabilidade, liability, e a atividade de prevenção de acidentes no momento da ocorrência de um acidente. O erro e a violação são analisados em contraposição à ideologia da segurança que se alicerça em informações confidenciais cuja disponibilidade está condicionada a um caráter não-punitivo. Verifica-se que não há ganho associado à segurança frente ao uso indevido dessas informações. Estatísticas citadas neste estudo apontam, para exemplificar, que erros humanos na área de manutenção e inspeção aeronáutica estão associados a um grande número de acidentes, indicando que a produtividade e fisiologia de seus membros, a conservação do material, e aspectos comportamentais no ambiente de trabalho precisam ser considerados pelas organizações sob a óptica dos fatores humanos como forma de prevenção de incidentes e acidentes. Outro aspecto tratado à luz do CRM, estratégico para indústria aeronáutica, é a certificação de software embarcado, responsável pela integração de sistemas e automação no vôo, haja vista que Technologically Advanced Aircraft (TAA) já chegam à Aviação Geral evidenciando a compulsoriedade do treinamento em CRM, incluindo não somente os pilotos de linhas comerciais, em prol da capacitação à percepção das novas ameaças que surgem na evolução deste novo cenário que se apresenta. Deixa-se, ainda, como mensagem, o desafio presente no estabelecimento de uma cultura de segurança justa com a conscientização de que segurança é um papel de todos, além do questionamento sobre qual o ganho obtido pela imprensa com o uso indevido das informações referentes a um acidente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-25T17:16:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-25T17:16:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845788 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/1/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/2/license.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/3/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845788/4/TCC%20ITA%20-%20PESafety%202009%20-%20CRM%20na%20Manutencao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ad4a91b3fb3ed75286a50b9b0023bec 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f e81de0e85de318123eab7a9b4694fdac 9593e9fd598190d26c0cd5c8559fca39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189017610485760 |