Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura Sobrinho, Alex
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia, Paulo Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347
Resumo: A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.
id METO-3_12993cfdad671e31d76d5ebe24d34cf0
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4347
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTAEducação Física; Educação infantil; Gestão da EscolaEducação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola.A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.Universidade Metodista de PiracicabaPSCS Prefeitura de São Caetano do SulUSCS Universidade municipal de São Caetano do SulMoura Sobrinho, AlexGarcia, Paulo Sergio2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista; Pesquisa qualitativa; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/434710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 249-2712238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347/2410BrasilContemporaneidadePSADireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4347Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
spellingShingle Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Moura Sobrinho, Alex
Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola
Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola.
title_short Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_full Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_fullStr Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_full_unstemmed Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_sort Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
author Moura Sobrinho, Alex
author_facet Moura Sobrinho, Alex
Garcia, Paulo Sergio
author_role author
author2 Garcia, Paulo Sergio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PSCS Prefeitura de São Caetano do Sul
USCS Universidade municipal de São Caetano do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura Sobrinho, Alex
Garcia, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola
Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola.
topic Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola
Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola.
description A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista; Pesquisa qualitativa; Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347/2410
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
PSA
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 249-271
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022594912256