Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675 |
Resumo: | Neste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid. Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. |
id |
METO-3_25c44956e41e1747bfbead1fc5216893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2675 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceriaEducaçãoFormação inicial; escola; universidade; saberes do docenteNeste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid. Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. Universidade Metodista de PiracicabaChaluh, Laura NoemiMartins, Bétsamar ScopinhoRamos de Azevedo, Maria AntoniaOsti, Andreia2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/267510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 125-1472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675/1924Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T18:16:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2675Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-12T18:16:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
title |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
spellingShingle |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria Chaluh, Laura Noemi Educação Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente |
title_short |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
title_full |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
title_fullStr |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
title_full_unstemmed |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
title_sort |
Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria |
author |
Chaluh, Laura Noemi |
author_facet |
Chaluh, Laura Noemi Martins, Bétsamar Scopinho Ramos de Azevedo, Maria Antonia Osti, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Bétsamar Scopinho Ramos de Azevedo, Maria Antonia Osti, Andreia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi Martins, Bétsamar Scopinho Ramos de Azevedo, Maria Antonia Osti, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente |
topic |
Educação Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente |
description |
Neste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid. Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 125-147 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020762001408 |