Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Bétsamar Scopinho, Ramos de Azevedo, Maria Antonia, Osti, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675
Resumo: Neste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas  que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid.  Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. 
id METO-3_25c44956e41e1747bfbead1fc5216893
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2675
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceriaEducaçãoFormação inicial; escola; universidade; saberes do docenteNeste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas  que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid.  Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. Universidade Metodista de PiracicabaChaluh, Laura NoemiMartins, Bétsamar ScopinhoRamos de Azevedo, Maria AntoniaOsti, Andreia2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/267510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 125-1472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675/1924Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T18:16:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2675Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-12T18:16:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
title Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
spellingShingle Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
Chaluh, Laura Noemi
Educação
Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente
title_short Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
title_full Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
title_fullStr Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
title_full_unstemmed Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
title_sort Saberes dos supervisores no contexto do Pibid: formação e parceria
author Chaluh, Laura Noemi
author_facet Chaluh, Laura Noemi
Martins, Bétsamar Scopinho
Ramos de Azevedo, Maria Antonia
Osti, Andreia
author_role author
author2 Martins, Bétsamar Scopinho
Ramos de Azevedo, Maria Antonia
Osti, Andreia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi
Martins, Bétsamar Scopinho
Ramos de Azevedo, Maria Antonia
Osti, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente
topic Educação
Formação inicial; escola; universidade; saberes do docente
description Neste artigo socializamos parte da experiência vivida no âmbito de um subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Problematizamos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid quem é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Discutimos quais os saberes necessários para o professor supervisor. Para isso, socializamos escritos elaborados pela professora supervisora e pelos bolsistas e que ficaram registrados no caderno coletivo; também trazemos relatos individuais dos bolsistas  que legitimam o papel do professor supervisor enquanto formador. O trabalho deixa em evidência que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecido pelas práticas formativas do professor supervisor do Pibid.  Com isto, o Pibid, além de contribuir efetivamente na constituição docente dos futuros professores, afiança a parceria da escola com a universidade, uma parceria que legitima a colaboração entre as duas instâncias, ambas consideradas como legítimos espaços formativos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2675/1924
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 125-147
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020762001408