A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225 |
Resumo: | Sabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula. |
id |
METO-3_28586b4bc13a37caa5e107ca5acb0db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704225 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?EducaçãoCiência; Filmes; Ensino; ProfessorSabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula.Universidade Metodista de PiracicabaCapesCNPq.Borges Rocha, MarceloQueiroz, Amanda Berk2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170422510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 151-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225/2616BrasilSeculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T18:53:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704225Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-05-10T18:53:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
title |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
spellingShingle |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? Borges Rocha, Marcelo Educação Ciência; Filmes; Ensino; Professor |
title_short |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
title_full |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
title_fullStr |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
title_full_unstemmed |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
title_sort |
A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica? |
author |
Borges Rocha, Marcelo |
author_facet |
Borges Rocha, Marcelo Queiroz, Amanda Berk |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Amanda Berk |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes CNPq. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Rocha, Marcelo Queiroz, Amanda Berk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciência; Filmes; Ensino; Professor |
topic |
Educação Ciência; Filmes; Ensino; Professor |
description |
Sabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225/2616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Seculo XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 151-161 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020389756928 |