Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Graça Moreira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Fernando José, Rupp, Lucila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505
Resumo: Este artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo.  A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina.
id METO-3_7165a501a3687771934f673f1d0f878b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4505
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionaisEducaçãoCurrículo; Epistemologia; Política EducacionalEste artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo.  A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina.Universidade Metodista de PiracicabaSilva, Maria da Graça Moreira daAlmeida, Fernando JoséRupp, Lucila2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/450510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 197-2172238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505/2528https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4505/1673MercosulDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4505Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
title Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
spellingShingle Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
Silva, Maria da Graça Moreira da
Educação
Currículo; Epistemologia; Política Educacional
title_short Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
title_full Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
title_fullStr Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
title_full_unstemmed Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
title_sort Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
author Silva, Maria da Graça Moreira da
author_facet Silva, Maria da Graça Moreira da
Almeida, Fernando José
Rupp, Lucila
author_role author
author2 Almeida, Fernando José
Rupp, Lucila
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira da
Almeida, Fernando José
Rupp, Lucila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo; Epistemologia; Política Educacional
topic Educação
Currículo; Epistemologia; Política Educacional
description Este artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo.  A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505/2528
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4505/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mercosul


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 197-217
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020420165632