Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505 |
Resumo: | Este artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo. A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina. |
id |
METO-3_7165a501a3687771934f673f1d0f878b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4505 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionaisEducaçãoCurrículo; Epistemologia; Política EducacionalEste artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo. A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina.Universidade Metodista de PiracicabaSilva, Maria da Graça Moreira daAlmeida, Fernando JoséRupp, Lucila2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/450510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 197-2172238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505/2528https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4505/1673MercosulDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4505Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
title |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
spellingShingle |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais Silva, Maria da Graça Moreira da Educação Currículo; Epistemologia; Política Educacional |
title_short |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
title_full |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
title_fullStr |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
title_full_unstemmed |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
title_sort |
Outras hegemonias em pesquisas sobre currículos transnacionais |
author |
Silva, Maria da Graça Moreira da |
author_facet |
Silva, Maria da Graça Moreira da Almeida, Fernando José Rupp, Lucila |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernando José Rupp, Lucila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira da Almeida, Fernando José Rupp, Lucila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo; Epistemologia; Política Educacional |
topic |
Educação Currículo; Epistemologia; Política Educacional |
description |
Este artigo busca destacar dentro do cenário atual de pesquisas sobre currículo dos países do Mercosul concepções curriculares contra hegemônicas aos modelos imperantes a fim de apontar outras possíveis epistemologias que se afastem do neoliberalismo. A pergunta central do artigo pode assim ser resumida: O que é ser contra-hegemônico, ou o que é o “outro” frente às epistemologias neoliberais? Dessa pergunta, surgem outras e, para responder a tais perguntas, o trajeto pelos currículos de quatro países do Mercosul destacou peças desse mosaico, que evidenciou formas diferenciadas para que os jovens possam conhecer e diagnosticar o próprio território. Para tanto, combina a análise dos documentos curriculares dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Mercosul) com produções científicas relacionadas ao tema, identificando a presença e valorização de temas latino-americanos e sul-americanos nesses textos. Os dados coletados e analisados revelam que os currículos investigados apontam, explicitamente, a intencionalidade da construção de uma identidade sul-americana ou latino-americana, apresentando uma combinação entre temáticas universais e abordagem regionalista, incorporando aprendizagens ligadas ao Mercosul e à América Latina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p197-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4505/2528 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4505/1673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mercosul |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 197-217 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020420165632 |