Metanálise qualitativa sobre a pesquisa-ação na formação de professores de ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704227 |
Resumo: | O objetivo é compreender o modo como os estudos que abordam o potencial formativo da pesquisa-ação, na formação de professores de Ciências, configuram metodologicamente a pesquisa-ação. A pesquisa é de abordagem qualitativa configurada como metanálise qualitativa. O corpus de análise envolveu a busca virtual de dez termos específicos, no Portal de Periódicos Capes e em revistas nacionais e internacionais indexadas pela Capes com Qualis de elevados extratos. Os textos foram selecionados após a leitura dos resumos e da seção de método. O corpus foi constituído por 11 seções de método entre os artigos selecionados conforme a temática. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram as três categorias: i) contextos das pesquisas; ii) possíveis ciclos de pesquisa-ação; e iii) análise dos dados. A principal conclusão indica que as pesquisas analisadas seguem de modo parcial os critérios de pesquisa-ação. |
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Metanálise qualitativa sobre a pesquisa-ação na formação de professores de ciênciasCiências Humanas; Educação; EnsinoFormação de professores de Ciências; Pesquisa-ação; Metanálise qualitativa.O objetivo é compreender o modo como os estudos que abordam o potencial formativo da pesquisa-ação, na formação de professores de Ciências, configuram metodologicamente a pesquisa-ação. A pesquisa é de abordagem qualitativa configurada como metanálise qualitativa. O corpus de análise envolveu a busca virtual de dez termos específicos, no Portal de Periódicos Capes e em revistas nacionais e internacionais indexadas pela Capes com Qualis de elevados extratos. Os textos foram selecionados após a leitura dos resumos e da seção de método. O corpus foi constituído por 11 seções de método entre os artigos selecionados conforme a temática. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram as três categorias: i) contextos das pesquisas; ii) possíveis ciclos de pesquisa-ação; e iii) análise dos dados. A principal conclusão indica que as pesquisas analisadas seguem de modo parcial os critérios de pesquisa-ação.Universidade Metodista de PiracicabaMertins, SimoneLima, Valderez Marina do RosárioAmaral-Rosa, Marcelo Prado2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetanálise qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170422710.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p39-53Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 39-532238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704227/2618BrasilEducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704227Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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